Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

sábado, 1 de outubro de 2011

NÃO ÀS SACOLAS PLÁSTICAS

O objetivo desta campanha é não às sacolas de plásticos, para evitar mais poluição ao meio ambiente, na progressiva morte da Bioesfera pelo consumismo de nossa sociedade predatória e excludente.

Se você for vereador ou prefeito, governador e autoridade, crie leis, incentivando o uso de sacolas, sacos, mochilas, malas, maletas feitos de pano, lona, jeans, couro, papelão, folha de bananeira ou outro material biodegradável. Crie um concurso municipal, com slogan, para incentivar o design de sacolas e de estampas.

Se você for gerente de supermercado ou de loja, não use mais sacolas plásticas, pelo amor do planeta.

Se você for consumidor, compre ou confeccione sua própria sacola de material não-plástico. Tire uma foto com ela, teremos o prazer de publicar  no nosso jornal Resistência Verde SOS Terra. E ande com ela pelo mundo, de mãos dadas, para salvar o planeta.

Não use sacolas plásticas. Elas penetram nos ecossistemas, habitat e nichos da natureza, infestam sua casa e se grudam na terra cheirosa do seu planeta. Seu planeta fica indigesto, mastigando a sacola de plástico, por 50 anos ou mais, tendo azia e indigestão, por outros 100, tentando absorvê-la pela eternidade. Enquanto isso, você nasce, cresce, reproduz e morre. Seu filho nasce, cresce torto, reproduz mal e morre logo. Seu neto nasce mal, não cresce e, cercado por sujeira plástica e poluição, desiste de se reproduzir. Por isso, volte a usar as velhas, boas, muito mais resistentes e duráveis sacolas de pano. Fale com sua avó sobre isso. Ela deve ter, em alguma gaveta, uma bela sacola de lona ou de pano grosso. Vá ao mercado, com sua própria sacola, é muito mais maneiro.

Quer uma dica? Ou o que você quiser, afinal, você é exclusivo! Fale com o gerente do supermercado. Diga para ele disponibilizar sacolas de pano aos clientes. Assim, ele não terá de comprar milhões de futuros dejetos plásticos e os netos dele viverão num planeta mais limpo. Diga para ele: salve a natureza, o verde é vida! 

Faça uma promoção: quem vier às compras, com sacola de pano, ganha 1% de desconto ou 30 dias no cheque.
Se você tiver grana, compre sacolas de pano e as distribua na entrada dos mercados.

Se você for presidente de uma ONG, na luta dos direitos humanos e pela natureza, se integre também, nesta campanha, com todos os seus membros ativistas, fale também com as associações de moradores, sindicatos, entidades de classe, colégios, estudantes e todo o mundo seu conhecido, faça aquele auê, bote a boca no mundo, afinal de contas, estamos salvando a natureza, que é nossa vida.

Não jogue lixo nos rios e córregos, as sacolas plásticas são as principais responsáveis pelo entupimento das galerias e esgotos, que, numa chuva mais forte, só causa enchentes que trazem prejuízos incalculáveis numa cidade: perdas materiais e de vidas humanas, além de doenças da água (cólera, tifo, enterecolites e desinterias altamente perigosas para a saúde humana).

Lembrete: uma fralda descartável leva 500 anos para ser absorvida e decomposta pelo solo.


Tudo que usamos acaba virando lixo!
Só jogue nos rios o que peixe come!

                                    
MOVIMENTO CONSERVACIONISTA TERESOPOLITANO – MCT

Lembre-se:

Calcula-se que mais de 14 bilhões de sacolinhas plásticas são distribuídas nos estabelecimentos comerciais do país a cada ano e acabam indo parar nos lixões e aterros sanitários. A sustentabilidade do planeta pede o uso do plástico biodegradável, que leva até 180 dias para se decompor, por ação de microorganismos e conforme as condições de umidade e concentração de oxigênio para se decompor, liberando o gás metano ligado ao efeito estufa.



PERÍODO DE DECOMPOSIÇÃO NO SOLO:

LIXO ORGÂNICO – 4 meses
LIXO COMUM – depende do tipo de material
PAPEL – 3 a 6 meses
PLÁSTICO – mais de 100 anos
METAL – mais de 100 anos
BATERIAS E PILHAS – 100 a 500 anos
VIDRO – 1.000.000 de anos

By Vidocq Casas 




0 comentários:

Postar um comentário