Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A LINGUAGEM DA CONVIVÊNCIA

O Homem é um ser social e,acima de tudo,é criativo. A partir dessa criatividade,única do ser humano,ele ( re)cria o meio social em que vive ,incluindo as Instituições sociais, e assim estabelece sua cultura e o saber . Através da busca pelo conhecimento ele estabelece relações sociais já que sem o “outro”  não há nem cultura e nem humanidade.  

Cada indivíduo constituinte do todo social é diferente e assim há a construção de vários prismas e realidades distintas . Isso reflete a máxima de Sartre em Hui Clos de que “ O inferno são os outros “ . Isso é absoluto já que ninguém pode saber quão grande é a dor ou a maravilha de existir e conter talentos , alegrias , monstros – e o que mais houver além do Universo interior de cada um . 

Realmente concordo enfaticamente com a  idéia de Sartre . O inferno são os outros , mas sem os “ outros “ não podemos viver .As relações sociais exigem uma bilateriedade já que não pode existir sociedade de um só indivíduo . 

A consciência disso é proveniente da racionalidade própria do ser  humano .É a partir dela que vem a compreensão de que somos todos diferentes . Não existe , naturalmente , perfeição . O que existe é a linguagem da convivência e o aprendizado dela . 

Estamos realmente condenados não só a sofrer com os outros mas conosco mesmos . Somos todos dotados de falhas que devemos aprender a aceitar , respeitar e superar . É preciso aprender a amar as pessoas pelo que elas são . Somos galáxias inteiras ... magníficas , complexas e inteiramente distintas . Devemos enxergar além das falhas . 

Corroboro ... “ o inferno são os outros “ . Ruim com eles  , pior sem eles .   

Thaís Cunha 

0 comentários:

Postar um comentário