Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

domingo, 6 de novembro de 2011

Fluxograma Básico de Inclusão de Pacientes Oncológicos no SUS

Fluxograma básico de inclusão de pacientes oncológicos para obtenção de tratamento pelo SUS


Consulta em uma unidade de saúde ambulatorial do município (tempo: de 1 a 3 meses), geralmente clínico geral, que solicita exames e pede pra retornar quando tiverem prontos – tempo de demora: 1 a 3 meses (“se der sorte”). Exames mais caros e específicos como tomografia e ultrassonografia, esse tempo pode se estender, chegando até a 6 meses. 

Quando retorna ao clinico geral de posse dos exames, o mesmo encaminha o paciente para um especialista, geralmente cirurgião ou em alguns casos encaminha para o serviço de oncologia, na maioria das vezes o INCA. 

Lá é feita nova consulta,depois de passar pela triagem, no serviço social.São solicitados novos exames para direcionar o tratamento, só então o paciente começa a ser tratado efetivamente de acordo com o tipo de neoplasia. 

O tempo em que o paciente percorre o sistema até seu efetivo tratamento, muitas vezes ultrapassa os 12 meses, agravando o seu estado de saúde, piorando seu prognóstico e quando não morre antes de conseguir iniciar o tratamento, inicia tardiamente com a neoplasia já em estado avançado.


Obs. O cateter de subclávia que vai até o átrio direito para infusão dos medicamentos de quimioterapia só pode ser instalado em unidade hospitalar, portanto, para realização deste procedimento, o paciente necessita estar internado, o que é mais um entrave para os pacientes que precisam do tratamento pelo SUS, pois, como é sabido, faltam vagas e leitos na maioria dos hospitais conveniados pelo SUS.


Sendo que o ex- presidente Lula conseguiu o material e os medicamentos para seu tratamento em tempo recorde, sem precisar passar pelas etapas que qualquer pessoa comum precisaria passar para obtê-los. 

    By  José da Silva Pereira


0 comentários:

Postar um comentário