Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

domingo, 6 de novembro de 2011

Jogar Lixo no rio causa enchentes e doença

Dos direitos do Rio Paquequer:


Artigo 1°- um Rio, uma Nascente, um Córrego, são criações que nos ultrapassam, por isso, devemos protegê-los como defendemos nossas vidas, pois sem água a vida morre e a terra transforma-se num deserto “ 
Vidocq Casas


      É bom lembrar que toda  água de chuva , ou se infiltra no solo ou desce em direção às valas, canais e rios. Nas cidades os bueiros  de rua servem para  captar a água da chuva . Essa água captada pelos bueiros  é transportada , através de galerias, para os canais ou rios, os quais , por sua vez, levam as águas para o mar  ou para alguma  lagoa.  A passagem  de água das ruas para os rios  chama-se  drenagem.
     Se os bueiros estiverem entupidos com terra, sujeira e lixo, a água não drena ( não corre ) para os rios e, portanto, as ruas ficam inundadas .
    O acúmulo de lixo, sujeira, terra ou lama no fundo do  leito do rio chamasse assoreamento. Quanto mais o rio fica assoreado, mais sua  altura d’água sob.
      Aí , quando chove forte ,o rio enche acima  do normal e, ao invés da água correr das ruas para o rio , acontece ao contrário, ela corre em direção ás ruas e casas , causando inundação.
    O lixo, uma das causas das enchentes, nunca deve ser jogado nos rios, canais, valas ou valões. Também não deve ser jogado nas ruas  ou nos morros. Quando vem o temporal, o lixo no morro  é arrastado para baixo entupindo os bueiros e assoreando os rios.           
     Os rios e os canais entupidos com o lixo  não conseguem seguir livremente para frente, transbordando  para os lados, espalhando esgoto e sujeira, destruindo  vidas, casas, moveis e transmitindo doenças. Além disso, o lixo também fica represado  em travessias e pontes , formando  uma verdadeira barreira que impede a passagem das águas.

                                 
     Procure dar um tratamento adequado ao lixo. Quem sabe você até vender os vidros, os plásticos, papéis e latas ? Quem sabe você pode enterrar,em local adequado, aquela parte do lixo que apodrece? O importante é sempre manter o lixo distante dos rios e canais.

     Mantenha o rio  limpo. Assim, quando chover forte no verão , as águas vão correr mais livremente em direção ao mar e não em direção à sua casa. Se você acha cômodo despejar lixo nos rios, lembre-se daquela história na qual
“ o feitiço volta-se contra o feiticeiro”.

                          

Ajude-nos a orientar  seu vizinho. Ajude-nos a melhorar as condições de saúde e segurança de sua família e de sua comunidade.


                                 LEMBRE -SE :
                     Seja educado, mantenha sua cidade limpa.

                     Rio não é lixeira !

                    Defenda a Natureza!

Um rio é patrimônio da humanidade . Não jogue mais lixo nas suas águas.



                                           ÁGUA É VIDA!   




0 comentários:

Postar um comentário