Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

APOCALIPSE, NUNCA!

Cuidar da Vida com Amor 



(meu desafio para uma sociedade planetária!) Enquanto viver a luz da esperança e do amor no coração de um único homem a humanidade estará salva!

 Ainda, vivemos, infelizmente, em pleno século XXI, numa aterrorizante sociedade de massa profundamente consumista, insensível, perdulária e mecanicista, onde o egoísmo, a passividade, a omissão e o individualismo imperam em detrimento dos valores éticos e dos DIREITOS HUMANOS. É urgente lutarmos pela elevação da consciência, da solidariedade e do respeito com amor à dignidade da vida, para salvarmos a Terra e a Humanidade do caos ecológico, político, social, econômico, cultural e espiritual. Antes que seja tarde demais, e a natureza morra, em decorrência do consumismo, do desperdício e excesso de produção, males que estão demolindo a Biosfera, patrimônio inviolável da vida e da humanidade, é urgente transformarmos o mundo numa sociedade sustentável a favor do Homem e da Vida, para Sobrevivermos.

Num mundo de incertezas, banalização da vida, inseguranças e
transformações céleres, o homem está à mercê das catástrofes criadas por ele mesmo, onde é o vilão e a Fera da Vida. Só venceremos o Tsunâmi de destruições, mudando o perverso modelo econômico atual que tem de ser fundamentado numa práxis e filosofia integrada com a vida: homem x natureza, convivendo em harmonia plena.

A selvageria do utilitarismo tem de ser mudada para a participação consciente e solidária e incorporada às atividades humanas, como a base do uso sustentável e alternativo dos recursos naturais, que têm de ser usados com moderação e preservados, por serem finitos. O reciclar, reutilizar, substituir e otimizar são a nossa única garantia para melhorarmos a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.

O terrível Leviatã do século XXI é o monstruoso Estado-Mercado da moderna sociedade atual, que gerencia a globalização da economia, usina maligna que só produz mais miséria, diluição da identidade, violência, pobreza e exclusão em detrimento da cidadania. Mergulhado neste buraco negro, o ser humano transformou-se num vampiro insaciável dos recursos naturais, através das ações consumistas predatórias, para atenderem a celeral produção das tecnologias industriais e cibernéticas, que só têm piorado e colocado em jogo a qualidade de vida e a sobrevivência da humanidade e da Terra.

A verdade é que temos de agir urgentemente, para salvarmoso mundo do Apocalipse Global. O barril de pólvora dos perigos instalados são: o aquecimento global acelerado, escassez de água doce e as ameaças terríveis de uma nova era glacial e do mortal inverno nuclear. O perigo eminente de uma guerra atômica generalizada por excesso de armas nucleares criadas pelas grandes potências, que dizimarão a vida e a humanidade, lamentavelmente.

A árvore da vida são as florestas sobreviventes e a biodiversidade que elas abrigam, além dos rios, nascentes e os aquíferos subterrâneos que ainda não estão poluídos. O relógio do fim do mundo aperta o cerco e os ponteiros da irracionalidade, dizem que só nos resta as forças do Amor e da Esperança. É indiscutível que o aquecimento global poderá deixar até 3,2 bilhões sem água até o fim deste século.

Dr. Jekyl ou Mr. Hyde? Na metáfora do bem e do mal o homem não pode continuar atolado em seus próprios excrementos: as devastações absurdas da natureza e a poluição generalizada do ar e da água que
alimentam a vida, além do medo generalizado da violência urbana crescente, terrorismo e seqüestros. O meteoro da destruição tem de ser vencido pelo amor e o respeito à vida e à natureza.

O Apocalipse Now da natureza e da vida humana não pode acontecer pela nossa omissão e comodismo. O desafio é o nosso Projeto Esperança, para acendermos no coração das pessoas mais amor, solidariedade, sensibilidade e respeito pela dignidade da vida, Apocalipse, nunca!

A vida da Terra e de todos os seres vivos dependem desta adequação e sublimação. É esta sensibilidade e transcendência de profunda dimensão espiritual que precisamos reconhecer, viver e ensinar: que somos parte integrante e inviolável de natureza e das mínimas coisas que a compõem tanto no sentido biológico ou cósmico. Esta ligadura é o milagre vida e comprova que as nossas vidas são pássaros, folhas, flores, sapos, abelhas, luz de estrelas e das galáxias, pois vivemos em um universo “Que é todo de uma vez só”, no qual “Tudo é um”, embora ao mesmo tempo sejam muitos. Só quem vive o mundo do ponto de vista de tudo sendo um reconhece e respeita os “Direitos da Natureza não-Humana”.

Sempre que, peregrino nas montanhas do Rio dos Frades ou na Floresta do Jacarandá, fico inebriado com a poesia semovente da música misteriosa dos córregos, cachoeiras e trinar dos pássaros.
Só quem vive o espírito da Natureza e pratica a filosofia ZEN, pode decifrar o olhar do gavião ou da coruja, entender as nuvens e as luzes do arco-íris ou do luar. Viver este alumbramento é ser a alma da natureza, é possuir os valores éticos e espirituais que transformam o homem em um ser universal. Este é o nosso NÃO e luta e desafios permanentes ao materialismo, ao individualismo, à exploração e a todas formas de exclusão social, cultural e econômica que nos abatem como ser humano. É o bom combate que Males, que lamentavelmente, estão matando a alma humana e a resistência, para sobrevivermos nesta tirânica sociedade globalizada, que só serve aos ricos e aos interesses políticos dos grupos econômicos e ao corporativismo internacional do lº
Mundo. Nossa Utopia é por uma sociedade universal, mais humana e pela vida, a natureza e as Liberdades. Toda omissão ou submissão fede! Toda Utopia é sublime, cheira à Liberdade, amor e sonho. Nossa luta é o sopro da nova vida que temos de viver!

Quem gostaria de viver numa floresta sem pássaros? Ou de ver a Primavera sem flores e suas borboletas esvoaçantes e coloridas como o céu, as estrelas e a vida, transformadas em fumaça ou flores de plástico? Se nos rendermos, morreremos!

O verde é vida !

Paz e Amor !

By Vidocq Casas
                                               



                                                      


0 comentários:

Postar um comentário