Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

quarta-feira, 17 de agosto de 2011


BIOTECNOLOGIA : A FICÇÃO SE TRANSFORMA EM REALIDADE

Na atualidade, vivemos um tempo de constantes mudanças nos quais a tecnologia e a criação de novas metodologias científicas se fazem presentes  cada vez mais instantâneas na evolução da Ciência como um todo .A humanidade do século XXI está se acostumando cada vez mais com as inovações científicas em inúmeras áreas, uma das quais é a Biotecnologia , que é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico de plantas e animais para fins industriais

Clonagem de seres vivos,inclusive humana,pesquisa de células-tronco, engenharia genética, produtos transgênicos todas essas  áreas da biotecnologia provoca grandes polêmicas envolvendo valores morais e éticos . Por esta razão, todos os segmentos da sociedade devem criar amplos  debates  públicos a fim de  criar medidas de regulamentação,controle e informação tanto das pesquisas , descobertas e utilização desta nova  ciência . O que está em jogo não é penas a evolução da ciência  mas a  preservação do meio ambiente e da própria espécie humana . Porque o uso inadequado desta ciência pode causar danos irreversíveis a perpetuação do Homo sapiens e da própria natureza. Por outro lado, a biotecnologia pode gerar profundos avanços na cura de doenças, na qualidade de vida , produção de alimentos e muitos outros bens .

Os Transgênicos e a Engenharia Genética
             
Os organismos vivos transgênicos são produzidos a partir da transferência de genes de uma espécie para outra com a finalidade de obter características  específicas, que nos métodos tradicionais  seriam  impossíveis ,uma vez  que espécies  diferentes  não se cruzam entre si. Dessa forma, pode-se produzir  plantas que contenham genes  bacterianos tornando-as resistentes a pragas da lavoura ou incorporando outros genes que modifiquem,por exemplo, as características  nutritivas  do alimento,seu tamanho ou que retarde  sua decomposição.

Engenharia Genética ou Tecnologia do DNA Recombinante corresponde a um conjunto de técnicas usadas para manipular os genes ( multiplicar , isolar ou identificar ). Essas técnicas são utilizadas, por exemplo, para multiplicar o DNA do sangue para exames de identificação genética - como o de paternidade - ou ainda , produzir os organismos geneticamente modificados (transgênicos ) que causam tantos conflitos políticos e ideológicos em todas as partes do mundo. 

     Com a engenharia genética utilizamos também a terapia gênica responsável pela manipulação de genes para tratar de determinadas doenças através da biotecnologia.Em outras palavras, pode-se dizer que a terapia gênica é quem vai substituir o gene defeituoso causador da doença por uma cópia perfeita, capaz de curar o paciente de seu mal.Há resultados promissores para doenças como o câncer, fibrose cística e hemofilia ,inclusive, produção de insulina em animais portadores de diabetes.
Algumas questões ainda precisam ser resolvidas uma vez que todo gene tem uma programação de quando e onde deve ou não funcionar, denominado de regulação gênica, e esta programação precisaria ser transferida juntamente com o gene, sem alterar o funcionamento das outras células. Ou, ainda, o local onde o gene introduzido deverá atuar,além de  ser necessário controlar a rejeição do DNA novo pelas células do paciente e lidar com o problema ético relacionado à validade de introduzir genes em um paciente sem ter completo conhecimento das conseqüências a longo prazo.

Criação de Seres Transgênicos e a Clonagem
           
 Produzir ou não? Eis o ápice da questão. Um dos grandes problemas das culturas dos transgênicos é que elas causam grandes impactos ambientais também  em relação aos insetos.Por exemplo , os insetos podem levar o pólem de uma plantação transgênica para uma plantação normal e daí gerar grandes problemas uma vez que não se pode prever que alterações isso pode causar no ecossistema .As sementes dos transgênicos, depois da plantação, não podem ser reutilizadas, elas morrem por ação de um gene inserido. Quais as conseqüências que esses produtos transgêncios podem ter nos organismos vivos e no meio ambiente ainda são desconhecidas porque faltam pesquisas científicas que comprovem as verdadeiras implicações dos transgêncicos nos organismos .

Clonar significa fazer cópias idênticas. A clonagem humana é a tentativa de fazer cópias de indivíduos adultos. Nesta técnica a pessoa a ser clonada doa uma parte do seu corpo contendo seu material genético e, a partir daí essa célula é colocada num óvulo humano de uma doadora de onde se extraiu todo material genético. Através desse óvulo, contendo as informações genéticas do doador, desenvolve-se um embrião que é introduzido no útero de uma mãe de aluguel. A criança que nasce é cópia exata da pessoa que doou a célula – um clone do doador.
A clonagem de organismos começaram na década de 90, com a clonagem de embriões humanos. Em 1996 nasceu o primeiro clone: a ovelha Dolly.E,através,da técnica utilizada nesta clonagem, vem sendo testada a produção de clones adultos de animais, até que se chegou a proposta do médico italiano Severino Antinori de clonar seres humanos .Alega-se que esta técnica ajudaria casais inférteis a terem filhos.Outra perspectiva da clonagem é a de produzir tecidos específicos que poderiam ser usados em transplantes.Entretanto,um problema  surge com o advento da técnica da clonagem ser utilizada em seres humanos:os embriões defeituosos que são destruídos nos experimentos da clonagem,como no caso da ovelha Dolly ou de outros animais . No caso de seres humanos surge a questão dos defeitos que podem surgir no desenvolvimento embrionário, do feto ou  que só se manifestarão após o nascimento do clone criando com isso sérios conflitos éticos ,políticos,legais e morais em todas as camadas da sociedade que se aprofundarão  na medida dos acontecimentos que surgirem com a evolução desta tecnologia.
Cassia Cristina Cunha

0 comentários:

Postar um comentário