Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

domingo, 3 de junho de 2012

CUIDAR E VIVER A VIDA COM AMOR!

Há pessoas que só vão à floresta para caçar, derrubar árvores, poluir nascentes e catar lenha para a fogueira, infelizmente!
Vidocq Casas

Na implacável guerra do Tudo ou Nada, que estamos vivendo, na atual civilização de consumo do século XXI, o ser humano, vive mergulhado numa guerra civil permanente. Por isso, é bom lembrar: o que aqui se faz, aqui se paga!
            Assim, caro amigo, que me lê, tenho de lhe perguntar: você deixaria uma cidade morrer? Você deixaria a nossa linda e verdejante Teresópolis morrer?

            O que você tem feito por ela? Você é do lado dos que nada contribuem para a preservação do verde e da qualidade de vida, ou é um cidadão consciente, que quer o bem do planeta e do nosso futuro comum?

            É importante dizer que a luta pela defesa da natureza e da vida não é só plantar árvores, salvar a biodiversidade e diminuir os impactos ecológicos. É preciso estimular o crescimento do desenvolvimento sustentável e social com profunda visão humanitária, onde o homem seja a favor da vida e tenha mais consciência ética e espiritual com respeito à vida. Como mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas é preciso cuidar com extrema urgência e atenção das cidades e suas populações.


          Esta questão tem de ser priorizada na Rio+20, principalmente, pelos dirigentes dos países do 1º Mundo, que devem formar com os dirigentes das Nações Emergentes uma cruzada ecumênica pelo bem-estar da humanidade. Precisamos viver de verdade esta utopia de esperança, tão necessária para garantir a segurança da cidadania. 

    Assim, problemas de saneamento, saúde, educação, cultura e assistência social, precisam ser vistos à luz da cidadania e dos direitos humanos. Uma globalização universal e holística, a favor do homem, extremamente humanizada. A felicidade do ser humano só será plena quando fomos tratados com dignidade, liberdade e igualdade em qualquer nível social ou étnico.


       A urbanização das cidades tem de ser realizadas dentro de normas e padrões arquitetônicos que respeitem a Ecologia e longe de áreas de risco evidente, como estradas, ferrovias, aeroportos, curso de rios, áreas de baixada sujeitas a enchentes e alagadiças: Pântanos, mangues, orlas marítimas, além de morros sujeitos a desmoronamentos por falta de cobertura florestal (matas e florestas). Aqui, em Teresópolis, este problema agravou-se pela favelização dos morros que circundam a cidade e colocando as populações que vivem nas encostas em perigo permanente. 

       Lamentavelmente, estes absurdos criminosos dia a dia aumentam. Protesto e repudio contra a construção do Novo Fórum de Teresópolis, no pátio da Prefeitura de Teresópolis. Um absurdo sem precedente, em detrimento do povo, pois perdemos um espaço tradicional de entretenimento, onde eram realizados shows com artistas famosos, exposições de automóveis, festa de colônias, exposições de artesanato, bem como um pátio de estacionamento de serviço permanente da Prefeitura e da Câmara Municipal. 

     O mais grave é que o prédio da Prefeitura é tombado como Patrimônio Cultural e Histórico, sob proteção da Legislação Federal e da Lei Orgânica do Município. A construção vai sufocar a paisagem e o ar de todos os prédios entorno. Não foi consultada a população e o Conselho da Cidade foi contrário à obra. Sabemos que o velho prédio onde funciona atualmente o Fórum, vai ser usado pela PMT em troca do terreno do pátio municipal, que é um lugar de tradição da história viva e cultural de Teresópolis. Este prédio, pelo que sabemos tem sérios problemas hidráulicos e de esgotos, além de ter sido construído ao lado de um barranco (que fica nos fundos do prédio), com risco de deslizamento. Um verdadeiro presente grego, de quem é a culpa, dos vereadores ou do Prefeito que aceitou este absurdo? Só nos resta a esperança de ação contestatória do Ministério Público, para paralisar este crime contra a cidadania e a cidade. 

      O cenário de impunidade e devastação ambiental que rola do país é constrangedor e não é compatível com um Brasil, que vai sediar daqui a menos de um mês a Conferência da ONU Rio+20. É inacreditável que no Maranhão, em Carajás e no Pará, nas terras indígenas da Região (Bioma da Amazônia), fabricantes de aço e ferro-gusa usem em seus fornos carvão de mata nativa, que são as florestas e matas do país sendo queimadas e produzindo desertos. 

     O nosso grande desafio é proteger a natureza, as nossas florestas, o que me obriga citar um trecho do poema do poeta Joyce Kilmer: “Creio, que nunca verei um poema lindo como uma árvore, poemas são feitos por tolos como eu, mas, uma árvore, só Deus pode fazer!”. 

    Assim, é bom perguntar, caro amigo(a), que me lê, como vai a sua consciência, isto é, como te comportas ante as pequeninas coisas do quotidiano(o nosso dia a dia), mas que interferem de maneira vital sobre a vida de todos, por exemplo: OS BENS DA TERRA são de todos e estão sendo destruídos e não apenas usados, o que fazer para ajudar a Natureza e melhorar o quadro de Vida: Continuas jogando lixo no Rio Paquequer? Tens pássaros presos em gaiolas? Economizas as coisas essenciais, aquilo que é de todos - ÁGUA, CARVÃO, GASOLINA, ENERGIA ELÉTRICA, ALIMENTOS e GÁS? Abstem-se do supérfulo? Ainda usa armas? Continuas caçando, matando pelo prazer sádico e doente de matar e não para comer? Soltas balões ou deixa o teu filho fazê-lo, mesmo sabendo que este "inocente prazer” é crime previsto em Lei e um grande causador de incêndios e responsável pela destruição irreversível de muitas florestas e matas? Jogas cigarro aceso nas matas, nas estradas, nos parques e jardins públicos pondo em perigo a flora e a fauna dos santuários e Reservas Florestais?


            Há mais sabedoria nas florestas do que nas bibliotecas que são feitas de papel das árvores! Já plantastes uma árvore para combater os desmatamentos criminosos que (infelizmente), vêm transformando as florestas em sertão e em Teresópolis criando o DESERTO SERRANO? Procuras proteger as nascentes, córregos, riachos, fontes, rios, mares e manguezais, NÃO AJUDANDO A POLUÍ-LOS e nem as praias, ilhas e áreas de lazer com latas de cerveja, garrafas, papéis, objetos plásticos e lixo? Tens ajudado de alguma forma a preservar a paisagem, o ar, o campo, as praças públicas e zelado pela árvore de tua calçada? Já plantastes uma árvore frutífera para alimentar a VIDA? Tens procurado ajudar os MOVIMENTOS ECOLÓGICOS e as pessoas que lutam pela Natureza e os DIREITOS HUMANOS e pela VIDA em nosso planeta, ou és OMISSO e se deixa ficar comodamente escondido, silencioso, esperando que outros o façam, com medo de conseqüências e represálias dos “poderosos”? És partidário da RESISTÊNCIA CIVIL PACÍFICA EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS?

            Quem gostaria de viver numa floresta sem pássaros ou de ver as flores da primavera e suas coloridas borboletas transformadas em plástico?

            Quem gostaria de viver sob um céu sem estrelas, luar e asfixiado pela fumaça negra e tóxica do irracional e predatório progresso consumista?

SABEMOS CONSTRUIR BOMBAS ATÔMICAS, mas Rios, Florestas, Flores ou animais, sempre será apenas um sonho!

SE NÃO RESISTIRMOS, MORREMOS!

BY Vidocq Casas

0 comentários:

Postar um comentário