Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

domingo, 21 de outubro de 2012

Justiça para os Índios Brasileiros

Nossa Opinião


O MCT, Movimento Conservacionista Teresopolitano, protesta e repudia  a morte de índios, ameaças e violência aos Guaranis Kaiowás, de Mato Groso do Sul, que vêm sendo massacrados e expulsos de suas terras pela violência fundiária.




Somos solidários à luta dos povos indígenas brasileiros pela demarcação de suas terras,sua cultura e costumes e contra a construção da Usina de Bela Monte, que prejudicará o ecossistema do Rio Xingu e a vida natural de toda esta região em detrimento da fauna, flora e da subsistência dos povos ribeirinhos do Xingu.



Segundo o Conselho Indigenista Missionário (CIMI ), foram assassinados no país 503 índios entre 2003 e 2011, um verdadeiro genocídio contra a humanidade.  Os 170 índios acampados na Fazenda Gambará, enviaram uma carta pedindo ao governo e a Justiça Federal para que não seja decretada a ordem de despejo porque  segundo o líder, Eliseu Lopes, : “Estamos fazendo esse ato para dizer que muitas lideranças já foram mortas, derramaram sangue pelas suas terras, mas não queremos mais isso. Já decidimos coletivamente, não vamos sair das terras porque nós não temos para onde ir”.





SER ÍNDIO


Ser índio é matar um leão todos os dias.

Ser índio é ser alvo de crítica e preconceito e nem por isso desistir de seus objetivos.

Ser índio é ser chamado de bravo e agressor, quando na verdade só se está tentando defender seu território e sua vida.

Ser índio é ser considerado como bicho, animal sem alma, quando na verdade esse é um discurso falacioso para respaldar toda agressão e extermínio dos nativos e impregnar uma nova religião, uma nova cultura e mudança de vida.

Ser índio é ser visto sempre como alguém que pode ser objeto de exploração e nunca como parceiro.

Ser índio é ser taxado de preguiçoso, não pelo fato de ser, mas sim por não aceitar a escravidão e nem querer ter um chefe branco que invade a nossa terra e quer dizer como devemos conduzir nossas vidas.

Ser índio é dar grande contribuição na formação de um país e mesmo sim não ser lembrado e nem reconhecido os seus feitos.

Ser índio é ser classificado de selvagem e deve viver sempre na mata, o fato é que se quer impedir que conheça seus direitos e assim possa se defender.

Ser índio é não ser ouvido e nem ser consultado, embora se tenha muito a dizer e a ensinar..

Ser índio é visto como parte do passado ou que estar em processo de desaparecimento, muito embora, como provam os dados, nas três últimas décadas tenha se constatado o crescimento dessa população.

Ser índio é ser guerreiro, persistente e nunca desistir, é lutar sempre, e a cada dia descobrir uma nova estratégia de sobrevivência.


De: Taquari - ( Indio Pataxó ) 



Nosso protesto contra a omissão da sociedade civil e das autoridades brasileiras que continuam cegas diante do genocídio ,em pleno século XXI ,em solo brasileiro, do povo indígena que  é dono de suas  terras  por  verdadeiro direito e é tão brasileiro  quanto qualquer cidadão .


Quantas nações índigenas brasileiras devem ser exterminadas ainda neste século para que enfim a causa indígena seja considerada como um dever a ser protegido ?


Quantos povos indígenas foram exterminados nas Américas ? Este é o preço a ser pago em nome do progresso e da ganância dos latifundiários de nosso país ? A Justiça pode ser cega mas não precisa estar amordaçada.

Nossa homenagem ao povo indígena exterminado durante séculos nas Américas do Norte e do Sul.






Nossa homenagem aos Cherokees, Choctaws,Seminole, Chicasaw, Muscogee / Creek, Cheyennes, Lakota, Siouxs, Arapacho, Pawnees, Kiowas, Corvos, Shoshomis, Apaches e tantos outros que lutaram bravamente por suas terras, identidade, cultura e acima de tudo pelo direito de serem " livres " e que na sua maioria foram dizimados pelo " homem branco ", por tratados não cumpridos pelos governos e pela ganância do progresso em detrimento do ser humano, da paz, da natureza e dos princípios fundamentais da liberdade, fraternidade e igualdade entre os homens e as nações.
























Se não resistirmos, morreremos !

Pela Liberdade, Fraternidade e Igualdade entre os homens e nações !

Pela Democracia !

Pela Paz Mundial !

Pela proteção e Justiça dos Povos Indígenas das Américas !



            Movimento Conservacionista Teresopolitano (MCT )

Vidocq Casas ( Presidente Fundador ) 

Cassia Cristina Cunha  ( Vice-Presidente Fundadora )

0 comentários:

Postar um comentário