Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A imprensa livre está ameaçada

Sem sonho e liberdade, o homem é pedra e escuridão!
 
Calar a voz da imprensa é matar a liberdade de expressão e os direitos invioláveis e democráticos da cidadania. Infelizmente, no mundo atual, este crime programado contra a liberdade de expressão, vem sendo usado pelos governos autoritários, com medo da verdade, e de serem acusados pela justiça pelas suas falcatruas e desvios contra as Instituições e os direitos do povo, a cidadania. Uma sociedade que soterra a liberdade de expressão está condenada à submissão,  é refém dos políticos demagogos e do populismo clientelista, que assola o continente americano, países do Oriente, Europa e a América Latina.


Nestas duas últimas décadas ,o mundo livre e democrático assiste atônito o esfarinhamento da informação, que dia a dia, cresce no mundo moderno por medo e pressão dos governos como a Venezuela, Cuba, Nicarágua, Colômbia, Equador, Bolívia, Paraguai e Argentina, que vêm silenciando a imprensa sob ameaças, fechamento de jornais e estações de televisão e com assassinatos de jornalistas. Aqui ,no Brasil, já tombaram vários por mostrarem a verdade e as injustiças de governantes e políticos. O jornalista Tim Lopes é um mártir e  bandeira do destemor contra a proibição da livre expressão.




Hoje, lamentavelmente, por causa das mortes de jornalistas, os veículos de expressão estão dando mais valor ao entretenimento, visando lucro e canalizando a informação para a TV ,com programas de massa, ou melhor, o shownalismo, que avassaladoramente vive nos rádios e internet. O verdadeiro jornalismo está sendo suplantado e ameaçado por leis e medidas, votadas pelos governos autoritários, para impedirem a fiscalização dos seus atos e crimes.

A corrupção, que deve ser combatida e denunciada é camuflada por medo e ameaças, como na China , na Rússia e no Oriente, onde a primavera árabe derrubou, através das redes sociais, velhas e violentas ditaduras, que hoje, tentam sobreviver com guerras civis , conflitos religiosos e perseguições étnicas.  Programas de TV como os do Faustão, Silvio Santos, Jô Soares e o alienante Big Brother da Globo só mostram o brilho do estrelato (celebridades), o fausto e o besteirol supérfluo dirigido pelo marketing de consumo.




 A imprensa séria e o jornalismo verdadeiro que mostram e denunciam a podridão e escuridão de uma sociedade massacrada são  relegados e ridicularizados. Certamente, porque não é um produto criado para a venda e nem fabricado para consumo imediato ,como chocolate, coca- cola, cerveja, cigarros ou roupas de grife. É vital dizer: Liberdade é mais que o ar que respiramos, porque é feita de vida, mudanças, revolução, sonho e ideias. 
É, sim, a luz que nos faz ver dentro das trevas e no abismo mais profundo dos medos, onde nenhuma opressão nos vencerá. O crime organizado e os cartéis do tráfico de drogas e de armas ligados às milícias, políticos corruptos, policiais vendidos e governantes mercenários, são também uma ameaça constante e terrível para a liberdade e a cidadania de um povo.

O México é exemplo vivo, nos dias de hoje, desta tragédia que vem matando vidas inocentes. A imprensa livre é fundamental para uma nação ser livre, democrática e a cidadania plena e viva em defesa da liberdade do homem. As idéias, ideais e comportamentos de um povo não podem ser regulados pelo Estado. Sem o sonho e a liberdade o homem é pedra e escuridão! 


O populismo, o ultraliberalismo e o messianismo são as fornalhas que criam os ditadores e opressores do povo. O que acontece hoje ,na Líbia e na Síria, e o que aconteceu na Bósnia e no Kosovo são o raio X do intervencionismo maligno do Estado, o Leviatã da opressão com as mãos de ferro dos regimes políticos a serviço das elites ou grupos

 As passadas macabras de Hitler, Stálin, Mussolini, Pinochet, Sadan Hussien, Fidel Castro, Perón, Somoza, Duvalier (o Papa Doc) e o sinistro período militar de 64 do Brasil são males que o mundo democrático moderno do século XXI não aceita e já enterrou ,para sempre ,no valão negro da história, para a humanidade viver em paz, livre e com cidadania. 

 O Estado não tem o direito de controlar  a Privacidade do cidadão . O acesso a  informação é público e pertence ao povo, que tem de saber tudo que acontece  num Governo. Negar este direito é ditadura, fascismo e totalitarismo, é jogar a Liberdade na caixa preta da  opressão.

Protestamos contra o governo Kirchner que vem perseguindo o Grupo Clarin com ameaças ao exercício do jornalismo que também foi acusado pela SIP, Sociedade Interamericana  de Imprensa, de criar obstáculos jurídicos e até contra seus opositores políticos.




Uma nação livre e democrática como o Brasil não pode deixar de se posicionar a nenhuma ameaça de Liberdade de expressão e nem se silenciar a atos que enfraqueçam a defesa dos direitos humanos em qualquer parte do mundo e nem diante  da violência contra jornalistas que defendem a liberdade de Expressão.

A imprensa livre são os olhos do mundo !



Se não resistirmos, morreremos!



By Vidocq Casas
 
 
           

0 comentários:

Postar um comentário