Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo!

 Dia 09 de Agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas!

Essa data representa um marco para os Direitos Humanos dos Povos Indígenas ou Povos Originários de todas as etnias do mundo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, eles representam um contingente de 476 milhões de pessoas em 90 países. Esses povos guardam uma grande diversidade de culturas, cosmovisões, tradições e conhecimentos além de desenvolverem outras relações com a a natureza, com o planeta, com outros seres humanos e com a existência do universo. 

Eles também são sistematicamente oprimidos, perseguidos e assassinados diante de uma dinâmica colonialista predatória e genocida que exerce sua força há séculos. Essas formas históricas de dominação visam também ao etnocídio uma vez que procuram aniquilar a cultura desses povos, exterminando não só os seus corpos, mas suas linguagens, conhecimentos e formas de ver o mundo. 

Esses povos, apesar de terem sido praticamente exterminados do planeta, ainda resistem e lutam pelos seus direitos de existência e sobrevivência. 

O Tema da ONU para essa data em 2021 é: "Sem deixar ninguém para trás: Povos Indígenas e o chamado para um novo contrato social".

A intenção é que, a partir de seus direitos e garantias sociais previstos em aparatos legais, os povos indígenas também sejam contemplados com benefícios sociais e econômicos. 

Desde a conquista do que hoje chamamos de Brasil, os povos indígenas estão sendo assassinados e exterminados. Esse fato

não mudou no século XXI e se agravou ainda mais no presente governo e com a pandemia da Covid-19. 

Por isso a luta conjunta entre todos os entes sociais para garantir os direitos, a dignidade e a liberdade dos povos indígenas deve ser ininterrupta e deve ser compartilhada entre todoa a sociedade. Esses povos tem de ter todas as oportunidades de participar das decisões e elaborações de políticas públicas relativas a eles e temos o dever como nação de preservar a sua existência.

O Movimento Conservacionista Teresopolitano está há 53 anos nessa luta e convoca a todos para lutar pelos povos indígenas do Brasil. Afinal, eles são os nossos povos originários, os verdadeiros e legítimos donos do que hoje chamamos de nosso país.

Junte-se a essa luta!

"Se não resistirmos, morreremos!"




Movimento Conservacionista Teresopolitano


0 comentários:

Postar um comentário