Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

SOBREVIVÊNCIA

          Viver tudo de bom que a vida tem a oferecer pode parecer algo supérfluo, entretanto sobreviver é necessário. A sobrevivência é um instinto do homem e por ela ele é capaz de tudo. A carência das necessidades físicas e materiais pode leva-lo a cometer desatinos e neste caso a questão da sobrevivência pode lhe trazer problemas, pode lhe ser perturbador.
         Vivemos numa sociedade cada vez mais excludente, elitista e exclusivista onde poucos tem muito e muitos nada tem. A ganância e a falta de solidariedade é um mal enraizado no coração do homem. Desde que o mundo passou a existir o egoísmo é o grande vilão que rouba a paz e escraviza a essência humana relegando-a a um plano inferior, destruindo-a por completo. Neste cenário árido a luta pela sobrevivência tornou-se fundamental contrapondo-se ao lado egóico do homem que predomina contaminando toda a face da terra. Absorto em si mesmo o homem do século XXI só conhece e respeita um deus, o dinheiro, o poder econômico neoliberal que ocupa 100% dos cérebros humanos. Todo mundo quer ter os bens que o dinheiro compra e aí se instala uma grande e louca corrida que gera inúmeras adversidades e um universo de conflitos subjetivos e sociais. Quem tem muito dinheiro quer preserva-lo e conseguir mais a todo e qualquer custo, já que não dispõe de muitos recursos econômicos busca desesperadamente obtê-los não se importando de utilizar meios escusos para alcançar seus objetivos capitalistas. Tudo em prol de um capricho, tudo em nome de uma suposta sobrevivência.
     O momento atual mostra-nos claramente o apogeu e o domínio do individualismo. Ninguém se preocupa mais com ninguém. A impressão que temos é que vivemos encurralados numa arena infestada de feras com aspecto humano brigando entre si. Sobreviver a isso não é fácil, exige alto grau de desprendimento e empírica vontade de se fazer o bem sem focar recompensas. Exige incondicional respeito ao próximo, exige incondicional respeito a nós mesmos.
      As grandes aflições no campo humano nunca serão solucionadas no ambiente político. A política tem sua parte a cumprir não resta dúvida, mas nós temos por herança genética um universo interior a ser administrado. Negar isso é negar nossa própria existência. É nosso dever monitorar nossas próprias ações para que as mesmas tenham sempre um sentido positivo impregnadas em si mesmas. Para que isso ocorra todos os nossos atos, pensamentos e palavras devem ser acompanhados de perto pela sabedoria, não a sabedoria intelectual apenas, isso me soa simples de mais, mas por um saber sublimado, mais próximo da humildade e do amor.
    Querendo ou não somos nós mesmos que criamos situações constrangedoras, adversas e compulsoriamente ficamos sujeitos aos resultados das mesmas, dificultando nossa sobrevivência, deixando-nos muito mais propensos a dor e ao sofrimento.
            Precisamos nos melhorar sempre, precisamos viver amplamente , e não apenas sentir a passageira sensação de estarmos vivos. Precisamos viver com dignidade.

By Waldir José

0 comentários:

Postar um comentário