Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

AMOR AO PRÓXIMO

O amor ao próximo compreende uma forma transcendental de sentir o outro como semelhante e, sentir o outro como semelhante não é simplesmente reconhecê-lo como alguém do mesmo gênero, é preciso compreendê-lo num todo, é preciso integrar-se com a esfera intrapsíquica coletiva. Explicando: Amar ao próximo significa transferir-se para o outro como se ele fosse você mesmo.


Humanamente falando no primeiro momento isso constitui utopia, algo impossível, mas se torna realmente impossível porque nós (eu e você) não admitimos viver em comunhão com as pessoas. Não estamos dispostos a manter este tipo de sentimento, muito menos esta filosofia de vida. Preferimos usar o semelhante para atingir nossos objetivos, mantendo um convívio superficial com as pessoas devido a fatores circunstanciais ou por mera formalidade e suposta educação. 

Não amamos o próximo porque desconhecemos este nível elevado de sentimento em nós mesmos e assim nos tornamos agentes diretos da perpetuação de toda forma de conflito e violência. Somos radicais em nossas convicções porque não admitimos e nem relevamos as opiniões contrárias a nossa maneira de ver a vida. 

Criamos uma filosofia de vida muito peculiar que corresponde aos estímulos internos que agasalhamos, seja por puro individualismo, seja por não aceitação da realidade e dificuldade de conviver com as diferenças, isso faz da pessoa um ser distinto que passa a agir de acordo com o seu mundo interno o qual se torna incompatível com as leis naturais. Forja-se então a personalidade baseada em elementos subjetivos que criam atritos existenciais onde as personalidades baseadas nestas nuances internas se confrontam. 

O mundo físico vira um campo de batalha onde o amor ao próximo é simplesmente esquecido, deletado e nocauteado na arena da insensatez humana.

Sabemos muito pouco da verdade, sabemos muito pouco do amor. Sabemos muito mal viver. Somos ainda (infelizmente) mestres dos erros e ignorantes das virtudes.

Amor ao próximo significa sabedoria ágape e, respeito ao próximo é condição básica para a edificação da paz. AMEMOS UNS AOS OUTROS.


By Waldir José

0 comentários:

Postar um comentário