Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

COISAS PELAS QUAIS VALE A PENA VIVER


CUIDAR DA VIDA COM AMOR

Há pessoas que só vão à floresta para caçar, derrubar árvores, poluir nascentes e catar lenha para a fogueira, infelizmente!

TUDO OU NADA!
VIDOCQ CASAS






                Na implacável guerra do Tudo ou Nada, que estamos vivendo, na autal civilização de consumo do século XXI, o ser humano, vive mergulhado numa guerra civil permanente. Por isso, é bom lembrar: o que aqui se faz, aqui se paga!
                Assim, caro amigo, que me lê, tenho de lhe perguntar: você deixaria uma cidade morrer? Você deixaria a nossa linda e verdejante Teresópolis morrer?
                O que você tem feito por ela? Você é do lado dos que nada contribuem para a preservação do verde e da qualidade de vida, ou é um cidadão consciente, que quer o bem do planeta e do nosso futuro comum?

                A máxima: Uma árvore de Teresópolis é uma árvore do mundo!, que escrevi em 1980, e coloquei na Carta da Natureza de Teresópolis (1ª do Brasil), representa a nossa transcendência espiritual, o amor que precisamos nutrir pela natureza.  Se você é pelo planeta,  pela vida e pela liberdade, legal! Se você é do lado dos gafanhotos vorazes do verde, lamentável! 

                Eu amo a natureza e sou um defensor destemido e radical da vida. Toda a minha luta pelas florestas de Teresópolis, principalmente, pela Floresta do Jacarandá (hoje, Parque Estadual Três Picos), é porque amo, vivo e sinto a pujança selvagem de uma floresta. Nunca nenhum jardim, por mais belo que seja, poderá conter a beleza selvagem da Mãe Terra.
                Leia, com atenção, e venha compartilhar da luta pela vida, sem comprometimentos econômicos, políticos e sociais.
                Venha de coração e alma; a Natureza depende de nós!

A VIDA NASCE DA VIDA!

                O MEU PROJETO ESPERANÇA EM DEFESA DE TERESÓPOLIS, (o nosso torrão natal), é a nossa luta no MCT (Movimento Conservacionista Teresopolitano) há 50 anos para promover uma política urbana que valorize vitalmente a conservação da Natureza e evite a depredação e destruição do patrimônio cultural e histórico de Teresópolis-RJ.

                O sinistro Tsunâmi ecológico que aconteceu na Região Serrana do Rio de Janeiro, em 12 de janeiro deste ano, tragédia que vitimou mais de 1000 pessoas e arrasou bairros e localidades inteiras acontece raramente. Sabemos, que leva milhares de anos para acontecer, pode até se repetir e ter as mesmas ou piores conseqüências, em decorrência de desmatamentos, ocupações de encostas e crescimento desordenado urbano, sem planos para ecologia.

                Quero deixar aqui o meu protesto e repudio às ações de corrupção e de má administração política do município, pelo governo municipal afastado pelo Legislativo.
                Até quando, ainda, seremos nós, o povo, que pagará todos os deslizes e incompetência do Estado e dos Governos?
               
As crises sociais que estão explodindo no mundo são o RaioX do diagnóstico das doenças da alma, onde o homem desprovido da ética, niilista e excessivamente individualista, sem amor e solidariedade, vem pondo em risco os destinos da humanidade. Creio, na justiça divina, que demora, mas acontece.
               
É meu dever declarar como pessoa desafiadora que luta pela preservação do ambiente natural de Teresópolis, natureza do mundo, que a minha luta continua viva e acesa diante dos perigos: risco de vida, ameaças de morte, assédio-moral, perseguição política e difamações. O meu compromisso é pela glorificação da Vida e da Liberdade. Nossas vitórias estão aí: a criação da Carta da Natureza de Teresópolis (1ª do Brasil), 1º Tribunal das Águas do Brasil, Tribunal em defesa da Mata Atlântica, a preservação do Santuário Ecológico Floresta do Jacarandá, hoje Parque Estadual dos Três Picos, Rio dos Frades, e a criação de 15 APAS para a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.
               
O outrora belo selvagem Ambiente Natural de Teresópolis é hoje (infelizmente), um crescente desastre ecológico em decorrência de conquistas e desenvolvimento realizado com intervenção humana desordenada e sem planos para a ECOLOGIA, cujo produto final é agora a triste ameaça da instalação do DESERTO SERRANO, em lugar de nossas verdejantes e passarinheiras florestas, matas e bosques. Estes impactos ecológicos já alteram o micro-clima em mais de 1 grau em toda a Região do município e do Alto à Várzea no verão em mais 4 graus devido ao caótico aglomerado de edifícios, verdadeiros fornos de calor alterando a temperatura ambiental.

Quem vive aqui como eu há várias décadas, quando Teresópolis tinha cerca de 22.000 habitantes e se subia a Serra de trem, SABE QUE ESTA É A HORA GERAL de nossa resposta social e REBELIÃO SOCIAL PACÍFICA em defesa do meio ambiente. O NOSSO NÃO GLOBAL aos despreparados e criminosos da NATUREZA, que sempre põem a ganância e a ambição pessoal acima de nossos DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS, E QUE QUEREM IMPIEDOSAMENTE transformar TERESÓPOLIS num pátio frio de concreto com as edificações desumanas de espigões, verdadeiras muralhas e paredões que nos enjaulam e rouba-nos o ar puro e a poética paisagem natural montanhesa, além de nos tirar a preciosa paz espiritual que a Mãe Natureza e sua magnitude criadora e libertária nos oferece por ser um dom de DEUS! O que quer que façamos hoje com a Natureza (para o bem ou para o mal) repercutirá de alguma forma em todos os nichos e santuários do planeta.

Só evitaremos as Hecatombes Ecológicas se cuidarmos do Meio Ambiente, assim é bom perguntar, CARO AMIGO, QUE ME LÊ, como vai a sua consciência ecológica, isto é, como te comportas ante as pequeninas coisas do quotidiano (o nosso dia a dia), mas que interferem de maneira vital sobre a vida de todos, por exemplo: OS BENS DA TERRA são de todos e estão sendo destruídos e não apenas usados, o que fazer para ajudar a Natureza e melhorar o quadro de Vida: Continuas jogando lixo no Rio Paquequer? Tens pássaros presos em gaiolas? Economizas as coisas essenciais, aquilo que é de todos - ÁGUA, CARVÃO, GASOLINA, ENERGIA ELÉTRICA, ALIMENTOS e GÁS? Abstem-se do supérfulo? Ainda usa armas? Continuas caçando, matando pelo prazer sádico e doente de matar e não para comer? Soltas balões ou deixa o teu filho fazê-lo, mesmo sabendo que este "inocente prazer” é crime previsto em Lei e um grande causador de incêndios e responsável pela destruição irreversível de muitas florestas e matas? Jogas cigarro aceso nas matas, nas estradas, nos parques e jardins públicos pondo em perigo a flora e a fauna dos santuários e Reservas Florestais?
               
Há mais sabedoria nas florestas do que nas bibliotecas que são feitas de papel das árvores! Já plantastes uma árvore para combater os desmatamentos criminosos que (infelizmente), vêm transformando as florestas em sertão e em Teresópolis criando o DESERTO SERRANO? Procuras proteger as nascentes, córregos, riachos, fontes, rios, mares e manguezais, NÃO AJUDANDO A POLUÍ-LOS e nem as praias, ilhas e áreas de lazer com latas de cerveja, garrafas, papéis, objetos plásticos e lixo? Tens ajudado de alguma forma a preservar a paisagem, o ar, o campo, as praças públicas e zelado pela árvore de tua calçada? Já plantastes uma árvore frutífera para alimentar a VIDA?

Tens procurado ajudar os MOVIMENTOS ECOLÓGICOS e as pessoas que lutam pela Natureza e os DIREITOS HUMANOS e pela VIDA em nosso planeta, ou és OMISSO e se deixa ficar comodamente escondido, silencioso, esperando que outros o façam, com medo de conseqüências e represálias dos “poderosos”? És partidário da RESISTÊNCIA CIVIL PACÍFICA EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS?
                Quem gostaria de viver numa floresta sem pássaros ou de ver as flores da primavera e suas coloridas borboletas transformadas em plástico?
                Quem gostaria de viver sob um céu sem estrelas, luar e asfixiado pela fumaça negra e tóxica do irracional e predatório progresso consumista?
                SABEMOS CONSTRUIR BOMBAS ATÔMICAS, mas Rios, Florestas, Flores ou animais, sempre será apenas um sonho!

                SE NÃO RESISTIRMOS, MORREREMOS!
                                                Vidocq Casas

0 comentários:

Postar um comentário