Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A ARTE COUNTRY DE IVANILDE GALLO


Canta sabiá com a lua cheia, para alegrar a alma da floresta!
Vidocq Casas

            Teresópolis é um lugar maravilhoso e aprazível, porque a Natureza aqui, ainda, está verde, viva e esplendorosamente bela, e, principalmente, porque aqui, também, nasceu a artista plástica Ivanilde Gallo, em Bonsucesso, na zona rural, no 3º Distrito de Teresópolis-RJ.
            Ivanilde Gallo é uma mulher natureza, uma árvore gente cheia de viço e florida, como as florestas na Primavera.
            Sei que ela, desde criança, começou a desenhar por intuição os bichos da roça, as histórias que lhe contavam na infância, a beleza das montanhas, a magia dos vales incrustados na terra fértil do interior, o celeiro dos alimentos que nos dão saúde e vida. Durante 25 anos, esteve tolhida da erupção de sua arte, por motivos familiares e sua dedicação de mãe extremosa ao lar e filhos.
            Ela me disse, com humildade e elevada consciência, que o fogo voraz da criação (o ser-e-fazer do artista criador) crepitava, em sua alma vulcânica, como a chuva que fecunda a terra e o fogo dos mistérios da vida, que precisavam sair do seu corpo e se transformarem em arco-íris e serem os passarinhos, as flores e as paisagens que ela pinta como um fada-feiticeira, que veio ao mundo para alegrar e colorir os nossos olhos de amor e beleza. Como um ciclone ela se assumiu e, como uma poeta sensível, começou a pintar os seus sonhos, segredos e idéias... O cárcere da solidão, creio foi a sua fogueira de luz e liberdade que aos gritos de seus sentimento, ela como feiticeira e alquimista, transformou em quadros lindos e dignos dos museus do mundo.
            Na verdade, ela é um laboratório-usina-de-invenções, que pinta e borda com maestria com sementes, folhas secas gravetos que viram magicamente belos quadros, retratos vivos da vida sertaneja – galos surrealistas, carros de boi nos caminhos da roça, um mundo puro e inovador de poesia, sonho, sensibilidade e loucura criativa: a genialidade!
            Ela, graças a Deus, é um autodidata, se formou por si mesma e doutorou-se na escola da vida, que é o seu mundo mágico – o caminho da roça onde vivem livres o perfume e a brisa dos campos, a chuva cantadora, a lua cheia do mor, o sol da vida e as estrelas e os cometas siderais da eternidade e do infinito, onde ela viaja com suas tintas nas asas das cores, a sua criação indefectível e genial!
            Como não se dobrar a seus pés a velha estética conduzida por padrões e a literalice dos cânones acadêmicos de regras caducas das faculdades, que muitos vão, freqüentam ou se formam sem nada produzirem ou criarem?!
            O que eu sinto e vivo, em seus quadros, é a vida arte, pulsando, como um rio vivo de fogo, aquela fogueira com que Van Gogh, pintava seus miraculosos girassóis com a alma em chamas e mergulhado nas estrelas e cometas da noite interminável dos sonhos!
            Esta mesma febre de sonhar em labaredas com que Ivanilde vai colorindo o mundo! Como poeta, posso dizer: Ó meu Deus, como a vida precisa ser esta luz, cores e êxtase para ser sonho! Sempre a encontro nas asas do criar no seu Atelier (na casa onde mora) pintando no seu delírio criativo, onde se retransforma em tudo, portas para o sem fim, armários de segredos e ilusões, janelas para o futuro e murais que retratam a vida sertaneja em arte universal.
            Salve e Viva o caminho da roça colorido pelas festas juninas e do grito dos galos acordando a madrugada, sob o canto dos sabiás na lua cheia para alegrar a alma das florestas!
Vidocq Casas

                                       Set/2011






 Venha prestigiar a Exposição de Arte Country de Evanilde Gallo no SESC de Teresópolis, Av.Delfim Moreira nº 749 -Varzéa , no dia 2 de Outubro próximo, das 09:00 horas às 22:00 horas ! 
Informações  - Tel:(21) 2743-6959 ( SESC -Teresópolis )

                       Contamos com sua presença !  

    Promotor do Evento : Movimento Conservacionista Teresopolitano ( MCT )



3 comentários:

adorei espresivo bonito mesmo

adorei espresivo bonito mesmo gleison

Esse poeta,definiu em uma bela critica todo seu trabalho.Viu a poesia que emana de suas cores,viu a liberdade de suas criações e viajou nas asas da escrita e fez de suas cores uma bela poesia...

Postar um comentário