Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

sábado, 6 de agosto de 2016

O DIREITO DE SONHAR

Manifesto de um Artista Independente

Todo dia me levanto com alegria para trabalhar; Sempre peço a Deus que nada me atrapalhe,
E se eu morrer antes do dia acabar,
Que o meu trabalho e luta
Tenham ajudado com amor a salvar alguém!
                                                                                                           Vidocq Casas

                “Independente – adj. 1 – Que está livre de qualquer dependência ou sujeição. 2 – Que se tornou livre de qualquer laço ou compromisso afetivo, social, moral, etc. Que é senhor de suas próprias decisões. É pessoa independente; não se apega aos valores do passado. 3 – Que se caracteriza pela autonomia, pelo desassombro; que rejeita a sujeição; de caráter independente; que se basta; que recorre aos seus próprios meios...
Aurélio, pág. 757”.
Vidocq Casas,artista plástico , poeta e ativista .

                Quando eu sonho, eu tenho asas!
                Como defensor ardente do espírito poético, da Arte e da Cultura, e desafiante a tudo que seja coisa padronizada, estabelecida ou opressão que possa prejudicar ou impedir a expressão dos nossos sentimentos, idéias, imaginação, inspiração e intuição, para o ato criador ser sempre um sol de chamas, paixão e liberdade, é fundamental dizer: a arte é meu archote de luz contra as trevas! Jamais aceitei ou viverei uma vida de conformismo e conservadorismo para garantir uma vida de segurança, pois seria estar prisioneiro nas jaulas que nossa vida social e pessoal criam, em detrimento da liberdade, que precisa ser sempre o fogo do sonhar e o desafio de criar. Só com liberdade plena venceremos os dragões do medo e os demônios da insegurança, que nos impedem de voar como os gaviões ou de correr velozes na campina, como o jaguar. 

Precisamos ter o coração de uma flor e a alma das estrelas faiscando a eternidade azul dos céus! Meu espírito aventureiro é que me fez um pintor sempre em busca do futuro! O essencial é possuir o espírito aceso pelas chamas da paixão e da busca de viver. Chega da existência monótona e sem o sol das descobertas. Cada dia novo é um mundo em ebulição, despertando a maravilhosa paz de buscar nossa própria felicidade, principalmente, a nossa paz espiritual para a cidadania ser inalienável, digna e universal.

                O importante não é ter, é ser e fazer, conquistar a coragem de enterrar os condicionamentos de uma vida repetitiva e conformada, que só impede a nossa libertação espiritual e criadora. Um artista não é uma coisa estabelecida, estática, sem vontade própria e passiva como um rebanho; é contestação, polêmica, rebelião, tempestade e aventura. Para mim, que sou um pintor, pintar é viver e a Arte é a minha escola de vida!

                Inovar para renovar! Criar para renascer!
                Sem liberdade e independência o homem é um morto vivo, zumbi, insumos, papel queimado, “robot”, pau mandado, descartado, zero, coisa alguma!  É por isso que sou louco e fissurado pela vida e as liberdades;  amo mesmo os que são loucos para viver, falar, dançar, cantar. Sonhar, inovar e protestar revolucionariamente; os que dizem não, sem medo e acreditam no que lhes gritam no coração e alma; os que jamais bocejam ou dizem ou fazem coisas inúteis e comuns, mas, como fogueiras crepitantes, queimam e explodem, como vulcões  e constelações, iluminando os céus, como as estrelas cadentes e os cometas peregrinos, para transformarem as sombras do cotidiano medíocre e vampirizador em arco-íris e poesia.

                O céu sublime para acender a fogueira dos sonhos é a nossa alma!
Um artista só existe se é verdadeiramente o dono de sua consciência, se possui total liberdade para realizar sua arte, que é acima de tudo, a libertação de seus sonhos, idéias, devaneios e desejos. A força maravilhosa que nos permite sermos tudo!

 A arte não se faz pedindo permissão ou para ser agradável. É um desafio constante e inovador, revolucionário, mágico, que não segue fórmulas e a escravidão de programas,  nem cabe em análise, regras ou na discursiva literatice dos críticos e na opinião confusa dos “experts”. A Arte é como o amor, inexplicável, um fenômeno, além da razão! O artista e a Arte precisam de um espaço libertador, um mundo colorido de espiritualidade e sem exploração ou submissão.

Poesia é uma forma de escrever Deus!
O papel do artista é ser amor, criar mais beleza e alegria, mas também levantar questões, para mostrar o que há de verdade, podre e camuflada dentro do homem e da sociedade. Jamais deixarei de ser fiel aos meus sonhos, pois vivo a Arte com intensa paixão, poesia e prazer.

A Arte é espírito, força cósmica e sagrada, porque é sentimento puro!  Criar é ser o universo e é mesmo, a minha maneira mais bela de ser resistência e sobrevivência para vencer a morte. É meu desabafo permanente, desafiador, inovador, vanguardismo, magia, feitiço, loucura, ternura, dores, angústia, muitos desejos e todos os sonhos.

Sou um artista livre: pinto o que quero, o que sinto e o que vivo, a despeito de tudo! A pintura e a poesia são a minha revolução para alegrar a vida! Sem o sonho, o poeta não vive! Sonhar é viver!...

QUEM SABE INVENTAR COM AMOR NO CORAÇÃO VÊ TUDO!

            Paz e Amor
                Se não resistirmos, morreremos!                                                                                     


                                                                     Vidocq Casas

0 comentários:

Postar um comentário