Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

quinta-feira, 2 de abril de 2015

CONCESSÕES

O segundo mandato da petista Dilma Roussef vem sendo manchado por uma série de escândalos e descontentamento político. Como num passe de mágica Dilma foi do céu ao inferno amargando alto índice de reprovação com substancial queda de popularidade e profunda inércia administrativa. Isolada e perplexa, apresenta pouca habilidade de articulação até com a base aliada o que sem dúvida constitui imenso desgaste político com forte reflexo no contexto social.
            Quem acompanha minhas matérias deve se lembrar que em outubro de 2014 escrevi um artigo intitulado Mais uma Vez, onde ressaltei a dificuldade que a presidente teria com a oposição e a necessidade da existência de diálogo em seu governo, ou seja, eu quis dizer que na prática Dilma teria que negociar, financiar bons projetos e fazer o país voltar a crescer, mas para isso, precisaria abandonar o viés centralizador abrindo um potente canal de comunicação com o Congresso e com a sociedade; em síntese, teria que fazer concessões.
            Em seu discurso de posse a “Coração Valente” frisou que o seu governo seria ecumênico e convocou todos a lutar por um Brasil mais justo, mais digno. Naquele primeiro momento impactada pelo efeito da vitória talvez tenha se empolgado além da conta a ponto de acreditar nos devaneios teóricos que ela própria mencionava e com isso se esqueceu que no âmbito político não há unanimidade, há no mínimo debates de ideias e acalorada disputa pelo poder, a qual torna-se acirradíssima devido aos diversos modelos de interesses que estão em jogo.
            As manifestações ocorridas recentemente demonstram o descontentamento da população que vive dias de incertezas e insegurança social. De fato, o governo do PT enfrenta uma grave crise política, ética e econômica de grandes proporções com alto grau de complexidade.  No que tange a corrupção por exemplo, precisamos entender que ela está institucionalizada há muitos anos, portanto não é um problema de agora, configura um desvio constitucional, um problema crônico, antigo, sistêmico, exigindo um esforço hercúleo para ser minimizada, para ser retirada do imaginário e das ações humanas. Para que isso aconteça tem que haver moralização e boa vontade do executivo, legislativo e judiciário. Exige honestidade dos três poderes, exige decência e ordem das autoridades. Isto equivale dizer que precisamos mudar a cultura da leniência com quem pode pagar por habeas-corpus e punir de forma exemplar quem rouba neste país ou pratica qualquer ato ilícito confiante na posição que ocupa e no poder econômico que possui.

            Mergulhado num oceano de incongruências e ameaçado de perto pelo clamor de um impeachment o governo petista só tem um caminho: acalmar os ânimos da oposição, se harmonizar com a própria base e ser mais eloquente com setores que precisam de atenção, além de ouvir atentamente as vozes das ruas, pois não basta só satisfazer os anseios dos partidos políticos e os desejos da elite, afinal vivemos numa suposta democracia e TODOS SEM EXCEÇÃO PRECISAM SER OUVIDOS.

By Waldir José

0 comentários:

Postar um comentário