Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

quinta-feira, 3 de abril de 2014

UMA TERRA, UMA FAMÍLIA UM PLANETA VERDE!

“Há pessoas que só vão à floresta para caçar, cortar árvores, poluir as nascentes ou apanhar lenha para a fogueira, infelizmente!”
Do poeta e naturalista
Vidocq Casas

            Quando sabemos que dia a dia, em múltilos recantos do Globo, destroem-se florestas seculares e poluímos as águas (rios, nascentes, mares e oceanos) e o ar que respiramos, é preciso que de maneira global, nos conscientizemos que já passou da hora de mudarmos o modelo econômico atual para um modelo sustentável e a favor da vida. Somente com uma parceria integrada do homem com a Natureza, agindo como uma família, salvaremos a biodiversidade, garantindo o futuro e a sobrevivência da Humanidade.
            O tripé da sustentabilidade está na adoção de programas e políticas públicas que englobem desenvolvimento econômico e social com respeito ao meio ambiente.
            Infelizmente, aqui no Brasil, a Amazônia, que é o maior Bioma Florestal onde há a maior Bacia de águas doces do planeta, ainda é devorada por motosserras, queimadas e desmatamentos criminosos, em prejuízo do Ecossistema que rege grande parte do clima do mundo. Temos de ter consciência plena de que a Natureza só será salva, se pararmos com a devastação ambiental, gerada pelo consumismo predatório que vem acabando e matando os recursos naturais que são finitos.
            É triste afirmar: a Natureza não tem mais tempo de se restaurar!
            De que nos vale viver em cidades cheias de edifícios, poluídas e desumanizadas, por excesso populacional e envenenadas por gases deletérios e mortais?



            A preservação dos mares, oceanos, rios e aqüíferos subterrâneos é extremamente vital para a humanidade porque mesmo em águas marinhas profundas, nos chamados desertos aquáticos, há vida interligada á harmonia das transformações milagrosas da vida no planeta. É importante frisar que a vida marinha, sob as águas, provê metade do oxigênio do planeta, muito de nossa alimentação e ajuda a regular o clima. Não podemos deixar de acusar o homem, como o grande predador, a fera da vida, pela perda da sensibilidade, consciência ética e espiritual. O homem precisa ser humano, com amor e respeito pela vida, principalmente, por ser a vida um direito universal e inalienável.
            Quem sabe fazer uma flor ou uma árvore?
            Quem é capaz de fazer uma simples formiguinha ou uma abelha?
            Esta cegueira é a metáfora negra da desumanização do homem pelo individualismo, soberba e ganância desenfreadas. Esta obra demolidora e impiedosa do homem, contra a natureza, precisa ser mudada pelo respeito à natureza e glorificação da vida.
            Uma sociedade sustentável é a garantia de um futuro promissor para a espécie humana. O amanhã precisa ser de todos, sobremaneira das crianças, que serão a geração futura e a garantia da sobrevivência do homem.
            Assim, sustentabilidade x social + meio ambiente é vida sadia, num planeta verde e vivo na poesia e êxtase da vida selvagem.
            Pontos de reflexão e ações imediatas:
            1º - Uso de Energia limpa e alternativa
                        Ex.: Aproveitamento da energia eólica, das marés, vulcânica (dos gêiseres) já usada na Rússia, proveniente do fogo do Magma, construção de hidroelétricas (sem prejuízo ao meio-ambiente, com controle ecológico e de impacto ambiental), moinhos d´água e uso da energia solar.
            2º - Aproveitamento do lixo urbano e sua transformação em material utilitário, pelo aproveitamento dos resíduos sólidos, pelas fábricas de lixo, produzindo gás e matéria orgânica (adubo e fertilizantes para a lavoura). Na reciclagem e reutilização dos resíduos. O plástico e o papel reciclado poderão ser empregados no bem-estar das comunidades carentes, canos para a rede de águas e o papel para as escolas públicas, etc.
            3º - Aproveitamento dos pneus usados para a construção de estradas como camada asfáltica mais durável.
            Maior uso e construção de ferrovias, navios e lanchas para o transporte aquático, desenvolvendo as Regiões interioranas do país com baixo custo e transporte barato.
            Aumentar e incentivar o transporte coletivo, metrôs e trens-bala que produzem menos poluição e degradação da natureza.
            Uso da biomassa (produção de álcool metanol) que polui menos que a gasolina, que já está com seus dias contados, pelo aumento do CO2 na atmosfera que cria o efeito estufa e aquecimento da Terra. Conter, com severidade, a criação de mais Usinas Nucleares, pelo perigo da contaminação radioativa na cadeia alimentar, que é fatal, além de incentivar a beligerância pela criação de armas nucleares e o perigo de guerra atômica.
            Incentivar a agricultura hidropônica e restaurar as áreas de queimadas e desmatamentos como produtoras de alimentos sem agrotóxicos e similares no combate da fome e da pobreza.
            Finalmente, implementar políticas que estimulem as empresas, na criação de materiais biodegradáveis, premiando-as com menos taxas e impostos, que só promoverão mais empregos e diminuindo a exclusão.
            Uma sociedade sustentável é um mundo mais humano e universal, com a natureza integrada e protegida, em benefício permanente do homem, da Terra e da vida. O verde é vida!
            Se não resistirmos, morreremos!

            Vidocq Casas
            Out/2010

Poeminha à Natureza:
            Verde folha,
            Verde mar,
            Verde Esperança,
            Se acabares, ó verde!

            O que será de nós?

0 comentários:

Postar um comentário