Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

domingo, 27 de abril de 2014

AO CONTRÁRIO DO QUE SE DIZ

  Recentes pesquisas afirmam que o estresse faz parte da vida semelhante ao sol e a chuva, ou seja num dado momento ele acontece e pode chegar sem ser convidado,  pelo menos de forma consciente. Esses estudos também reforçam afirmações de médicos e psicólogos que costumam alardear que o estresse está inserido no quotidiano humano em estado latente, e mais, preconizam que quem nunca o vivenciou terá que se confrontar com ele em alguma etapa da vida compulsoriamente e que a melhor maneira de superá-lo é descobrindo e praticando novos e saudáveis modelos de comportamento com o intuito de sobreviver aos males que o desagradável hóspede dissemina.

  Saindo do contexto pessoal onde o estresse é o grande vilão causando inúmeras enfermidades físicas e emocionais sendo algumas graves, promovendo distúrbios nos relacionamentos interpessoais, impactando até mesmo políticas públicas de saúde, lancemos um olhar mais profundo sobre o tema. Sabemos que a natureza vem sendo sacrificada por nossas atitudes primitivas e egóicas, assim, o equilíbrio natural planetário sofre abalos contínuos afetando os ecossistemas e comprometendo drasticamente o cenário onde vivem milhões de espécies. Como o processo de degeneração é lento o efeito custa a ser notado e isso ao contrário do que se diz tem estimulado alguns especialistas e estudiosos mais céticos a desdenhar das previsões climáticas irregulares que certamente vamos vivenciar caso não haja mudanças sistemáticas na maneira como lidamos com os recursos naturais que são importantíssimos mas finitos.
  De grande complexidade o estresse planetário não restringe-se a análises distorcidas da realidade ou ao enigmático tom de uma profecia. As variações climáticas influenciadas por nós criam nas suas entrelinhas uma espécie de pane geral que evolui vorazmente. Isso traz a tona uma perturbação interna e individual em cada pessoa que somatizada as demais gera um caos coletivo o qual já estamos vivendo, acentuando-se com a escalada da violência e as frenéticas exibições do orgulho e do egoísmo. Este estado alterado da Terra capitaneado pela nossa inconsciência e descaso é que impulsiona a busca por sustentabilidade que em breve deixará de ser uma mera opção de vida de alguns para se tornar a realidade essencial de todos.
 Sintetizando, podemos dizer que o nosso estresse íntimo infecta o meio ambiente poluindo a natureza que acuada tende a nos asfixiar em meio ao nosso desequilíbrio. O segredo encontra-se em fornecer respostas alinhadas as necessidades que precisam ser supridas principalmente pelos países ricos e industrializados alguns ainda lamentavelmente resistentes a uma nova visão de futuro.

By Waldir José

0 comentários:

Postar um comentário