Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Olhando o Lago Paranoá

Para quem não sabe a Casa Civil pode ser considerada como o quartel general da presidência da república ou até mesmo a caixa preta do governo federal. Por ali chegam diariamente todos os processos e planilhas de profundas e precisas discussões que são levadas à mesa do executivo depois de dissecados e filtrados, ou seja, é o local onde ancoram os assuntos de ordem pública relevantes pré-editados que podem simplesmente serem exibidos ou descartados. Na realidade, a Casa Civil funciona semelhante a um setor de recursos humanos nas grandes organizações privadas, selecionando os principais desafios a serem enfrentados pelo governo, criando através de mecanismos e ferramentas estratégicas uma agenda política proativa, oferecendo visibilidade a objetivos que precisam ser amplamente alcançados.



Há exatamente dois anos a senhora Gleisi Hoffmann comanda com razoável grau de desenvoltura a Casa Civil, localizada no quarto andar do Palácio do Planalto na cidade satélite de Brasília de onde acredito eu reúne forças, ideias e inspirações olhando vez por outra o poético Lago Paranoá caprichosamente estendido a sua frente, dando um toque a mais na belíssima vista que o seu gabinete lhe proporciona. Cercada de conforto, prestígio e poder, Gleisi sabe dos problemas que precisa enfrentar e ouvir todos os dias relatados e apresentados por políticos de alto escalão, além das cobranças, alternativas e propostas sugeridas com frequência pelos empresários mais expressivos do país. Assim, podemos dizer que a elegante ministra necessita cultivar a paciência, ter audição ultra seletiva mantendo um diálogo aberto, responsável e flexível para transitar entre importantes questões atuando como psicóloga, conselheira, executiva e simultaneamente como apaixonada e disciplinada aprendiz num arriscado jogo de poder e interesses que cerca o processo político-administrativo.


Casada com Paulo Bernardo ministro das comunicações Gleisi é mãe de dois rebentos que mal consegue ver devido a exaustiva rotina de trabalho marcada muitas vezes por longas e intermináveis reuniões que em alguns momentos varam a madrugada. Simpatizante do PT (Partido dos Trabalhadores), vê em Dilma Roussef além de uma grande amiga uma mulher de fibra, corajosa, competente. Uma guerreira que não se curvou aos anos de chumbo e caminhou destemida até ocupar o cargo executivo mais alto do país com imenso apoio popular. Firme em suas convicções já protagonizou sério embates dentro do governo (Renan Calheiros que o diga), porém, segundo seus admiradores as polêmicas criadas foram sempre relacionadas a uma boa causa em nome de um Brasil mais digno, equilibrado e humano. Um de seus desafios frente a pasta que ocupa é a e trabalhar duro para convencer importantes setores internos a cortar custos logísticos e aumentar a competitividade da economia brasileira.


Apreensiva com a reputação de seu nome, Gleisi Hoffmann batalha incansavelmente na ceara eleitoral pois no ano que vem (2014) estará disputando o governo do Paraná seu estado natal e ao que tudo indica pelo PT que a acolheu em 1989. Sua luta será grande com foco principalmente em seu forte adversário o atual governador Beto Richa do PMDB que será candidato a reeleição e que já demonstrou não estar nem um pouquinho interessado em passar o bastão do poder a nobre ministra.


Educada, Gleisi Hoffmann trata a todos com simpatia. Não tem por hábito fazer uso do alto cargo que ocupa para obter vantagens pessoais no convívio coletivo. Particularmente sempre admirei a postura da ministra e sua singular discrição, além de sua retórica articulada e bem definida, aliada ao seu tino de liderança. No entanto, a sua estreia como candidata a cargo eletivo não me seduz, creio que ela tenha outra missão muito mais a sua altura e muito mais funcional, todavia, Deus sabe o que faz e permite, e ela sendo bem crescidinha detém o direito de ser dona do próprio nariz portanto livre para fazer as próprias escolhas.


Em breve Gleisi Hoffmann será mais uma ex-poderosa do governo Dilma deixando um legado marcante e honroso (assim espero) que será para o bem desta nação.


TALVEZ O LAGO PARANOÁ SINTA SAUDADES DESSA CONVIVÊNCIA AMISTOSA. TALVEZ A MINISTRA NUNCA SE ESQUEÇA DELE.

By Waldir José

 

0 comentários:

Postar um comentário