Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

quarta-feira, 28 de março de 2012

O CANTO DE ALERTA E SOCORRO

Pássaros, poesia com asas, a alma musical da Natureza!


Considero os pássaros um milagre da criação divina da Natureza. São seres, feitos de poesia, luz e cores, como se fossem partículas de música e luar, voando. Amo a beleza de suas plumagens e me extasio com o canto mavioso de suas vozes, que, para mim, são a alma musical da natureza! No quintal de nossas casas, na floresta ou nas matas e bosques, elas são uma orquestra latente de vida e sonho, alegrando o mundo...
A diversidade da avifauna brasileira comporta lindas espécies, muitas não catalogadas e que estão desaparecendo, dia após dia, pelos desmatamentos, queimadas e incêndios criminosos, além da ocupação desordenada de terras pelo desenvolvimento da agropecuária, e pela exploração imobiliária sem planos para a Ecologia.
É importante lembrar que a ainda bela e exuberante Mata Atlântica sobrevivente, hoje, está reduzida a 10% do maciço florestal original. É um dos mais importantes berçários da avifauna brasileira, conjuntamente a Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado, a Caatinga, as Capoeiras, Manguezais, estuários e brejos, que abrigam, cerca de 1600 espécies de aves, infelizmente, com risco de extinção. As aves estão, na Terra, há 200 milhões de anos, e na cadeia de evolução da vida, têm o seu ela pré-histórico no “ptenossauro archaeopterix”, ancestral que viveu, há 150 milhões de anos atrás. É o ser mais antigo de penas, capaz de voar na época dos grandes répteis e dinossauros. As aves diversificaram-se, em mais de 8500 espécies, no planeta. No Brasil, são, aproximadamente, 1600 espécies, sobrevivendo ao consumismo predatório da louca vida moderna do Século XXI, mas com extremo risco de extinção.


Quero, neste trabalho, incentivar as pessoas a protegerem os pássaros, observando, com mais acuidade a beleza de sua plumagem majestosa, bem, como a magia indescritível de suas vozes, que são a alma viva da Natureza, nos enfeitiçando com a grandeza da criação. Não há palavras para a poesia cantadora dos pássaros, o encantamento de vivermos o êxtase da canção passaril...

Sempre que posso, saio entre as 4 e 5 horas da madrugada, para ouvir e viver suas canções alegres, que muito me revigoram o espírito, na prazerosa alegria de viver uma vida natural, não, esta vida moderna, sufocante, que mata pelo excesso de tecnologia e supérfluos, que só exauri os recursos naturais, que começam a dar sinais de colapso por serem finitos...

É indescritível, para quem tem o espírito passarinheiro e de liberdade, na madrugada ainda escura, sob o manto da neblina, ouvir na luz difusa do dia nascendo, a sinfonia dos pássaros. Vida cometa, pulsando feérica, nos elevando além da eternidade, com os passarinhos voando e pousando, nos galhos das árvores das florestas, e das matas próximas.
                 
É, realmente um carnaval de cores, música e magia, nos jardins da Natureza, estes belos passarinhos: as sabiás, canários, coleiros, tico-ticos, João de barro, azulões, saíras, pica-paus, beija-flores, corujas, gaviões, garças, quero-quero, siriemas, jaçanãs, jacus, pardais, cambaxirras, maritacas, periquitos, papagaios e tucanos.

Teresópolis é uma cidade serrana, singular, localizada numa região m
ontanhosa (há 982 metros acima do nível do mar) com temperatura amena, quase todo o ano e incrustada na Mata Atlântica. Um verdadeiro paraíso para os pássaros, que aqui se multiplicam, nos corredores ecológicos, salvando muitas espécies de extinção. Para observar os pássaros, é interessante ter um binóculo, para vê-los, sem espantá-los no habitat natural. Lembro que os pássaros são mensageiros de vida, responsáveis também pelo nascimento das florestas e matas, já que se alimentando de sementes e frutos, vão plantando mudas, reflorestando a natureza selvagem, através do esterco de suas fezes, sementes e árvores que não foram digeridas e se transformarão em vida nova sobre a Terra. Este alerta mostra que as mudanças climáticas estão causando a morte e extinção de mais de 900 espécies de aves, em decorrência dos aquecimento global, o efeito estufa, responsável pela desertificação da Terra e pela morte de florestas, nascentes, lagos, rios, mares e oceanos, infelizmente.

O Brasil possui 16% das aves do mundo, por isto, a sustentabilidade é imperiosa para a vida natural, que só com a mudança do atual modelo econômico consumista, preservaremos o que nos resta de flora e fauna, que na Amazônia, Pantanal, Cerrado e na Mata Atlântica sobrevivem milagrosamente nos Ecossistemas que resistem.

Caro amigo(a), que me lê, você pode ajudar as nossas aves a viverem, plantando árvores frutíferas no quintal, não as caçando e nem as aprisionando em gaiolas. Também não ponha nas hortas, produtos químicos (agrotóxicos) que envenenam e matam as indefesas aves sobreviventes. Ponha frutas e bacias com água no jardim e perto das árvores do quintal ou da rua onde mora. Você ficará feliz por viver, num viveiro de paz e alegria, pois as canções dos pássaros são a alma da natureza!

 
                Se não resistirmos, morreremos!
                Vidocq Casas
     

0 comentários:

Postar um comentário