“Dos direitos do Rio Paquequer:
Artigo 1°- um Rio, uma Nascente, um Córrego, são criações que nos ultrapassam, por isso, devemos protegê-los como defendemos nossas vidas, pois sem água a vida morre e a terra transforma-se num deserto “
Vidocq Casas
É bom lembrar que toda água de chuva , ou se infiltra no solo ou desce em direção às valas, canais e rios. Nas cidades os bueiros de rua servem para captar a água da chuva . Essa água captada pelos bueiros é transportada , através de galerias, para os canais ou rios, os quais , por sua vez, levam as águas para o mar ou para alguma lagoa. A passagem de água das ruas para os rios chama-se drenagem.
Se os bueiros estiverem entupidos com terra, sujeira e lixo, a água não drena ( não corre ) para os rios e, portanto, as ruas ficam inundadas .
O acúmulo de lixo, sujeira, terra ou lama no fundo do leito do rio chamasse assoreamento. Quanto mais o rio fica assoreado, mais sua altura d’água sob.
Aí , quando chove forte ,o rio enche acima do normal e, ao invés da água correr das ruas para o rio , acontece ao contrário, ela corre em direção ás ruas e casas , causando inundação.
O lixo, uma das causas das enchentes, nunca deve ser jogado nos rios, canais, valas ou valões. Também não deve ser jogado nas ruas ou nos morros. Quando vem o temporal, o lixo no morro é arrastado para baixo entupindo os bueiros e assoreando os rios.
Os rios e os canais entupidos com o lixo não conseguem seguir livremente para frente, transbordando para os lados, espalhando esgoto e sujeira, destruindo vidas, casas, moveis e transmitindo doenças. Além disso, o lixo também fica represado em travessias e pontes , formando uma verdadeira barreira que impede a passagem das águas.
Procure dar um tratamento adequado ao lixo. Quem sabe você até vender os vidros, os plásticos, papéis e latas ? Quem sabe você pode enterrar,em local adequado, aquela parte do lixo que apodrece? O importante é sempre manter o lixo distante dos rios e canais.
Mantenha o rio limpo. Assim, quando chover forte no verão , as águas vão correr mais livremente em direção ao mar e não em direção à sua casa. Se você acha cômodo despejar lixo nos rios, lembre-se daquela história na qual
“ o feitiço volta-se contra o feiticeiro”.
“ o feitiço volta-se contra o feiticeiro”.
Ajude-nos a orientar seu vizinho. Ajude-nos a melhorar as condições de saúde e segurança de sua família e de sua comunidade.
LEMBRE -SE :
Seja educado, mantenha sua cidade limpa.
Rio não é lixeira !
Defenda a Natureza!
Um rio é patrimônio da humanidade . Não jogue mais lixo nas suas águas.
ÁGUA É VIDA!
0 comentários:
Postar um comentário