Fluxograma básico de inclusão de pacientes oncológicos para obtenção de tratamento pelo SUS
Consulta em uma unidade de saúde ambulatorial do município (tempo: de 1 a 3 meses), geralmente clínico geral, que solicita exames e pede pra retornar quando tiverem prontos – tempo de demora: 1 a 3 meses (“se der sorte”). Exames mais caros e específicos como tomografia e ultrassonografia, esse tempo pode se estender, chegando até a 6 meses.
Quando retorna ao clinico geral de posse dos exames, o mesmo encaminha o paciente para um especialista, geralmente cirurgião ou em alguns casos encaminha para o serviço de oncologia, na maioria das vezes o INCA.
Lá é feita nova consulta,depois de passar pela triagem, no serviço social.São solicitados novos exames para direcionar o tratamento, só então o paciente começa a ser tratado efetivamente de acordo com o tipo de neoplasia.
O tempo em que o paciente percorre o sistema até seu efetivo tratamento, muitas vezes ultrapassa os 12 meses, agravando o seu estado de saúde, piorando seu prognóstico e quando não morre antes de conseguir iniciar o tratamento, inicia tardiamente com a neoplasia já em estado avançado.
Obs. O cateter de subclávia que vai até o átrio direito para infusão dos medicamentos de quimioterapia só pode ser instalado em unidade hospitalar, portanto, para realização deste procedimento, o paciente necessita estar internado, o que é mais um entrave para os pacientes que precisam do tratamento pelo SUS, pois, como é sabido, faltam vagas e leitos na maioria dos hospitais conveniados pelo SUS.
Sendo que o ex- presidente Lula conseguiu o material e os medicamentos para seu tratamento em tempo recorde, sem precisar passar pelas etapas que qualquer pessoa comum precisaria passar para obtê-los.
0 comentários:
Postar um comentário