* Para não cansar: a cada duas passadas, inspire o ar, em um tempo, solte-o pela boca em dois tempos.
* Quando tiver sede, beba água apenas em pequenos goles.
* Laranjas são um must no cardápio dos andarilhos: mata a sede e repõe o potássio.
* Não esqueça: cantil, frutas e umas barrinhas de chocolate para recuperar energia. Escolha alimentos energéticos ou não perecíveis como pão integral, ricota e frutas secas (passas, banana-passa, damasco).
* Prefira roupas em malha ou moletons confortáveis e bem usados. Trilha não é passarela, e as manchas de terra, nos trainings, são inevitáveis. Não esqueça a roupa de banho por baixo. Bons mergulhos são o destino de muitas caminhadas.
* Esqueça os tênis novos, prefira os antigos, e se o circuito for pesado, proteja-se, calçando duas meias finas .
* Evite pisar em folhas secas, elas podem servir como esconderijo de cobras e animais peçonhentos.
* Não esqueça de levar sacos de lixo. Mesmo o lixo biodegradável, como cascas de frutas, não deve ser deixado nas trilhas, pois atraem ratos e cobras.
* Seja um excursionista consciente. Frequentadores da natureza têm responsabilidade ainda maior pela preservação e educação ambiental.
* Trinta minutos de caminhada queimam 170 calorias, logo, um passeio da Várzea ao Alto, com duas horas de duração, queima 1.020 calorias.
* Três horas de caminhada, respirando ar puro, num cenário grandioso, queimam o equivalente a um Big Mac, uma porção de batatas-fritas e um milk-shake pequeno. A mesma caminhada vale por duas aulas de ginástica aeróbica, 40 minutos de pedaladas numa bicicleta ergométrica, ou 90 minutos de uma partida de futebol.
* Não deixe fogo aceso, na mata, para evitar incêndios, uma floresta é patrimônio da Humanidade. Sem floresta , não há água e nem ar puro.
* Respeite a NATUREZA: não escreva em árvores e nas pedras. Não polua as nascentes e nem mate um animal, se não for para se defender, ou se alimentar.
* Fundamental: nunca deixe de levar na mochila um casaco impermeável ( anorak ), um gorro e um chapéu de sol, um canivete de aço de corte, uma lanterna de três pilhas, um apito e uma bússola. Nunca se sabe o que pode acontecer se você entrar numa trilha e se perder. O bom é sempre ter um companheiro ao lado e um celular de longa duração.
* No caso de chuva, trovoada e relâmpago não se abrigue sob árvores.
* É importante levar um espelho pequeno para sinalização no caso de uma emergência para socorro.
By Vidocq Casas
0 comentários:
Postar um comentário