Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

domingo, 2 de agosto de 2015

Contexto Antropológico

Dentro do conjunto das ciências sociais a antropologia destaca-se pois situa-se no limite da história da humanidade uma vez que estuda o homem sob variados aspectos, observando profundamente seu raio de ação e a diversidade que o compõe. A sociologia, a ciência política e fatores ligados a biologia e a psicologia também estão inseridos no contexto antropológico da vida humana esmiuçando o gênero, constituindo uma indispensável ferramenta de estudo a devastar os labirintos existenciais que movem compulsoriamente a nossa espécie.

            De fundamental importância, a compreensão das relações sociais são caracterizadas por múltiplas manifestações culturais e étnicas que se adicionam e elevam a antropologia a um relevante patamar no que tange as pesquisas realizadas com intuito de promover e armazenar cada vez mais informações de cunho social destacando sempre as ações do homem e suas principais consequências direta ou indiretamente a elas ligadas. Ao analisá-las esta ciência também se encarrega de observar os aspectos físicos e genéticos da criatura humana bem como sua evolução e até mesmo possível estagnação através do tempo assim como povos e sociedades do passado, sociedades tribais e a sociedade atual.

            No esplendor europeu do século XIX a antropologia eclodiu e se mesclou circunstancialmente ao colonialismo dos países submetidos a supremacia europeia, países esses vindo à tona com a expansão marítima dos séculos XV e XVI. Observei através dos meus estudos que esses países conectaram-se também aos resultados da Revolução Industrial sendo duramente afetados pois tinham necessidade de obter matérias-primas para intensificar os mercados consumidores. 

Assim, empenhados em encontrar respostas dentro de um modelo científico para a radical transformação europeia, sociólogos e antropólogos se uniram com a finalidade de elucidar as variadas formas de sociedades e culturas radicadas do lado de fora da Europa e a partir daí desenvolveram teorias e conceitos que davam sentido aos grandes questionamentos da época. Dessa forma a antropologia ascendeu sendo um instrumento vivo e dinâmico sobre a história do homem na terra.


            Concluímos então que a ciência antropológica se ocupa das principais diferenças da espécie humana sendo portanto fundamental nas pesquisas realizadas em todos os momentos que envolvem grandes decisões e comportamentos sociais, situando o elemento humano dentro do seu próprio processo de existência, configurando o seu passado, seu presente e sinalizando o futuro que o espera, que o anima e o estimula.

Waldir José

0 comentários:

Postar um comentário