Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

sexta-feira, 26 de maio de 2017

TRIBUTO AO POETA

Rificat é um poeta brasileiro, sensível e apaixonado pela vida. Nasceu em 26 de julho de 1952 numa quarta-feira, bairro Vale do Paraíso na cidade de Teresópolis Região Serrana do Rio de Janeiro. Batizado José de Jesus Santos é filho da doméstica Amélia Jesus dos Santos e do garçom José Cipriano dos Santos. Afeito a literatura tem nos livros sua fonte permanente de aprendizado onde busca conhecimentos de maneira sistemática e determinada, folheando com zelo páginas geográficas, históricas, científicas e filosóficas que emolduram o mundo. É um leitor assíduo, dedicado e analítico, obstinado por pesquisas bíblicas.
 José de Jesus Santos,mais conhecido como  Rificat  " O Poeta ".
Casado com Dila, botafoguense, amante da música clássica e do canto gregoriano, Rificat é dono de uma alma agnóstica, interrogativa, dinâmica e equilibrada. Um artista das palavras onde seus versos expressam simplicidade e simultaneamente traduzem beleza e profundidade poética. Escreveu seu primeiro poema “A Árvore” aos 12  mais conhecido anos em 1963. É autor de centenas de poesias, contos, frases. Sua obra inclui ainda peças de teatro e esquetes adultos de cunho erótico.

Com vasta capacidade e destreza para escrita, Rificat é autor de 11 livros inéditos: “Biombo de Sangue” e “A Terceira Porta” de 1983; “Poesias do Tempo”, “Segredos de Xanadu”, “Curiosidades”, “Para Pensar Pensamentos e Reflexões” de 1981. Em 1994 escreveu “A Escada do Tempo”, “Orgias de Toscano Tocum”. Em 2009 escreveu “O Segundo Cristo”. 

No ano 2000 fundou com os poetas Vidocq Casas, Milton Lima, Benigno Hermida entre outros a Oficina de Poesia & Criação, assumindo a função de tesoureiro. Com o grupo publicou em 2006 os poemas “Corpo Nu”, “Veneração”, “Ecos do Silêncio” no livro Poesia em Gotas, produzido e editado pelo SESC RJ. Em 2010 participou de outra coletânea intitulada “Se é poesia deixe sair” editada pela Zen Gráfica e Editora com produção do SESC RJ, nesta ocasião publicou os poemas “Apocalipse 2019” e “Sublime Querer”.

O poeta participou ainda da antologia literária (Editora Litéris) em 2004 com o poema “Eu quero ter você”. Em 2003 participou de outra publicação da Editora Litéris com o poema “Pedaços de mim”. Em 2016 foi a vez do livro Canto dos Poetas produzido pela editora Unifeso receber em suas páginas o poema “Procura” onde Rificat mais uma vez colocou toda sua arte e emoção. É ainda de sua autoria as peças “O Estranho Náufrago”, “O Poder da Fé”, e a produção infantil “Fábula Social”.


Bravo Rificat, filho de Teresópolis! O seu talento nos engrandece. Aplausos.

By Waldir José

0 comentários:

Postar um comentário