Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

domingo, 5 de setembro de 2021

Dia da Amazônia!

Dia 05 de setembro é o Dia da Amazônia!

A Amazônia é uma região florestal de imensa biodiversidade e de importância global climática! Ela ultrapassa a fronteira brasileira abrangendo o território de 9 países (Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana Inglesa, Guiana Francesa e Suriname) além de ser local de origem de várias etnias de povos indígenas. 

Apesar de tanta magnitude, a Amazônia é altamente vulnerável constantemente ameaçada por ações antropogênicas variadas como: o contínuo genocídio e etnocídio dos povos originários e das suas terras; o desmatamento e as queimadas para a indústria agropecuária e madeeira; o tráfico internacional de espécies e a biopirataria; o extrativismo da indústria mineradora entre outras atividades.

Essa vulnerabilidade e essas ações humanas tem impactos sociais e ambientais de diversas escalas locais e globais e que podem também ter efeitos a longo prazo. Uma das grandes questões está ligada a crise climática uma vez que a Amazônia é uma região importante para o balanço hídrico global e está intimamente vinculada ao Sistema de Monções da América do Sul servindo de link para o acoplamento do padrões de chuvas de boa parte do Brasil. 

É necessário que a sociedade como um todo tenha consciência crítica dos ataques que a região sofre e que a intensificação dessas ações de degradação ambiental tem impactos sociais e podem afetar gerações a longo prazo.

O MCT se junta a luta ambiental e aos cientistas na defesa desse patrimônio brasileiro e da humanidade!

O VERDE É VIDA!

Movimento Conservacionista Teresopolitano



0 comentários:

Postar um comentário