Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

sábado, 31 de maio de 2014

NO LIMIAR DA SENILIDADE



Visitei recentemente um asilo e durante o tempo que permaneci no local conversando com os internos mais lúcidos e observando aqueles que o passar dos anos deixou inúmeras sequelas algumas irreversíveis, comecei a pensar sobre o meu destino, pensei também sobre o seu destino e por último no destino da humanidade. Fiquei algumas horas por lá perdido nas minhas interrogações de gente grande, perambulando entre pessoas que já foram jovens, tiveram sonhos, tiveram amores, filhos e família. Pessoas que viveram a euforia da mocidade e que agora enfrentam sozinhas o destemido despertar da decrepitude. Pessoas, simplesmente pessoas, caminhando vagarosamente na real ponte de transição entre um estágio e outro, entre a solidão do agora e as incógnitas do amanhã.

            Ao sair do asilo vislumbrei conscientemente o limiar da senilidade, um acontecimento inexorável e intimamente ligado a vida que vivemos. Nos meus pensamentos daquela tarde de domingo iluminada pelo dourado do sol, emoldurada pelo ar do inverno, não havia espaço para analisar racionalmente o abandono dos idosos pela prole e pelo poder público. Não questionei os problemas existenciais porém destaquei mentalmente o desafio de viver uma realidade que todos nós teremos que enfrentar. Foquei as sensações internas inerentes a nossa espécie que eclodem com o prelúdio da idade-avançada materializando-se nas rugas naturais e nas diversas limitações que ocorrem junto as dobras do tempo.

            Encarar o estado senil com um sorriso nos lábios e bom senso não é uma das tarefas mais fácil. Além de uma ousada pré-disposição íntima, espírito aguerrido e sabedoria para discernir comportamentos, há necessidade de auto aceitação mantendo uma convivência sadia com os impulsos subjetivos que na maioria das vezes enganam e são motivos de chacotas desagradáveis. Para que isso não aconteça o idoso precisa estar envolvido numa atmosfera de carinho, principalmente tendo o aconchego familiar como uma constante em sua vida. A sua saúde física e emocional deve ser monitorada por profissionais e acompanhada por pessoas de confiança e amigos. O abandono ou indiferença não é uma forma digna de relacionamento com os idosos tornando-se o estopim para o surgimento de uma autoflagelação e incontáveis doenças.

            O avanço da nossa idade não deve ser visto como um problema pois é parte integrante da nossa natureza. Para os que sofrem com esta espera ou já vivem esta realidade aconselho uma interiorização dos fatos que só podem ser bem compreendidos e aceitos através de amadurecimento espiritual, fé e consciência plena de nosso propósito de vida neste planeta. O problema surge quando o idoso acredita que não serve para mais nada e é incentivado a manter essa postura por preconceito da própria sociedade.

            Finalizando devo esclarecer que a senilidade é tão natural quanto a juventude e saber viver ambas as fases é ter capacidade suficientes para suportar as diversidades da vida ao mesmo tempo que se adquire coragem para superar obstáculos e força para saborear o prazer das alegrias.

            Celebre a vida hoje, celebre a vida sempre, celebre a vida agora.

0 comentários:

Postar um comentário