Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

domingo, 6 de maio de 2012

Senhoras do Petróleo

     Depois que a ex-moradora do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro, a engenheira química Maria das Graças Foster recebeu um cordial abraço de Dilma Roussef desejando-lhe sorte como presidente da maior empresa do país a Petrobras, diante de uma seletiva platéia composta por 11 ministros, altos executivos dentre eles o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi e grandes empresários onde até o homem mais rico do Brasil na atualidade, Eike Batista, estava inserido, outra mulher de fibra e com carreira na estatal a carioca graduada em engenharia civil Magda Chambriard assumiu a direção geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) prometendo foco nos desafios, objetividade e competência técnica frente ao órgão regulador. A exemplo da primeira, a nova poderosa da ANP tem personalidade exigente e apoio logístico do Planalto, disseminando indícios de que fará uma administração alinhada com a realidade, coesa com o futuro e digna de seu currículo.

    A economia mundial do petróleo está aquecida. No Brasil por exemplo, o pré-sal configura exorbitante riqueza que estimula a menina dos olhos dos gestores públicos, constituindo também a promessa de um auspicioso futuro distribuído em royalties, gerando milhões de dividendos, satisfazendo necessidades latentes, porém criando conflitos ao ser cobiçados por diversos tipos de interesses tornando-se dessa maneira objeto de disputa na área política. E por falar em política é bom que se tenha consciência que as Senhoras do Petróleo têm muito em comum: ambas são crias da Petrobras e os seus tronos (como não poderia deixar de ser) tem sustentação política. A senhora Foster é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e caiu nas graças de Dilma para suceder José Sérgio Gabrielli no comando da petrolífera. Já Magda Chambriard vai comandar a ANP por indicação do cacique Haroldo Lima de ideologia comunista (pelo menos por enquanto) filiado ao PCdoB. Para as executivas entretanto isto é o que menos importa, o que conta são os novos projetos que segundo elas serão realizados em breve.

    A Petrobras é um dos orgulhos do Brasil e o sonho de consumo de milhares de brasileiros que sonham com um emprego estável e crescimento econômico no campo pessoal. Por outro lado, a Agência Nacional de Petróleo não desperta tanto interesse porém, tem grande influência nas decisões governamentais, exercendo papel indispensável nos debates sobre energia no país. Segundo especialistas, a maior problemática que Magda Chambriard vai enfrentar frente ao órgão, será o de promover o equilíbrio entre as obrigações da agência e a necessidade do governo em ter uma Petrobras mais atraente, capitalizada, com avanço técnico, ótica dinâmica e perfil sustentável.

    Trabalho é o que não vai faltar para Maria das Graças Foster e Magda Chambriard. Quis do destino que elas inaugurassem com ares femininos uma nova era administrativa do petróleo na pátria amada, o que promete mais energia e amplitude econômica. Recentemente uma parceria entre a Petrobras e a Vale celebrou um contrato no valor de US$ 4 bilhões no município de Rosário Catete no Sergipe. O acordo prevê a exploração de minas de carnalita e a instalação de uma usina para produção de potássio, matéria prima usada na fabricação de fertilizantes. Dilma, Foster e Magda estavam presentes, felizes com a conquista, demonstrando fé e esperança no porvir.


By Waldir José

0 comentários:

Postar um comentário