O rádio sempre fez parte da nossa história. Como importante meio de comunicação, entretenimento e informação. O programa Patrulha da Cidade ou Cidade Contra o Crime, nas rádios Globo e Tupi, por muitos anos foi apresentado pelo saudoso Samuel Correia, um barbeiro falante e divertido, descoberto na cidade de São Fidélis pelo então apresentador do programa, Afonso Soares.
Samuca era pai do deputado estadual Samuquinha, nosso amigo, que está sempre marcando presença em nosso município. Seu programa era líder absoluto de audiência no rádio carioca. Naqueles memoráveis anos 70, o rádio fazia tanto sucesso em nosso meio, que os participantes do programa da hora do almoço, eram convidados para fazer apresentações em várias localidades: Bonsucesso foi uma dessas.
Estávamos vivendo o início da década de 70, o circo estava armado no coração do bairro de Bonsucesso, crianças, jovens e adultos, aguardavam ansiosos ao momento da apresentação do espetáculo. O toca-discos do circo, através dos alto-falantes tocavam em alto e bom som o sucesso do Reginaldo Rossi “Mon amour, meu bem, ma femme”, entre outros da época.
Naqueles anos, o Sistema Globo de Rádio fazia grande sucesso com a Rádio Mundial AM. Nas manhãs da 860, o comunicador Oduvaldo Silva nos trazia o melhor da música romântica daquela década em seu programa Show dos Bairros onde nós ouvintes sonhávamos ao som de Elton Jhon, Elvis, Stevie Wonder, Charles Aznavour, Barry White, Billy Paul, Bob Dylan, Sinatra e muitos outros. Hoje, nas emissoras FM o que se vê é o resultado do ao pioneirismo criado na Rádio Mundial, com o Show dos Bairros, Toca Toca Mundial, Good Night e em outras rádios pelo brasil afora.
Finalmente é apresentado ao “respeitável público” a grande atração da noite: A Cidade Contra o Crime! Apesar da ausência do consagrado apresentador, Zefinha, Nelson Batinga, entre outros, empolgavam ao público que lotava o local. Portanto, os áureos tempos do rádio AM, coincidiam assim, com os áureos tempos do circo em nosso interior, em nossa região.
By Francisco Gallo
0 comentários:
Postar um comentário