Dia 03 de Julho é o Dia do Fim da Censura no Brasil.
A censura representou um período trágico na história do país quando as liberdades de expressão (científica, intelectual, artística, de pensamento entre outras) eram cerceadas durante o regime da Ditadura Militar (1964 - 1985).
A censura atingia correntemente a vida comum e da sociedade como um todo. A censura ocorria a partir de órgãos estatais onde todas as formas de expressão passavam pelo escrutínio de censores que tinham o poder de vetar os materiais caso eles fossem contra o regime. Essas ações estavam pautadas nos Atos Institucionais que eram instrumentos de oficialização das ações de repressão do Estado. É importante dizer que a censura não figurava só no campo da repressão das ideias. De forma rotineira, ela vinha seguida de uma dura repressão, perseguição, prisão, tortura e morte de opositores do regime.
A plena liberdade de expressão só foi possível a partir da conquista democrática da Constituição de 1988. Ela foi finalmente expressa nas Garantias e Direitos Fundamentais, no artigo 5º, inciso IX: "É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.”
É importante citar que essa liberdade não foi conquistada de graça. Ela veio através da luta de brasileiros e brasileiras que sofreram, foram perseguidos, exilados, torturados e mortos para que as próximas gerações pudessem ser livres. Essa liberdade continua a sofrer inúmeros ataques e é nosso dever permanecer vigilantes para defender essas garantias e direitos.
O Movimento Conservacionista Teresopolitano participou dessa luta pela reconstrução democrática do Brasil e reforça a sua constante e incansável luta pela defesa da liberdade como o bem máximo universal da humanidade.
"Se não resistirmos, morreremos!"
Movimento Conservacionista Teresopolitano
0 comentários:
Postar um comentário