Dia 09 de Agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas!
Essa data representa um marco para os Direitos Humanos dos Povos Indígenas ou Povos Originários de todas as etnias do mundo.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, eles representam um contingente de 476 milhões de pessoas em 90 países. Esses povos guardam uma grande diversidade de culturas, cosmovisões, tradições e conhecimentos além de desenvolverem outras relações com a a natureza, com o planeta, com outros seres humanos e com a existência do universo.
Eles também são sistematicamente oprimidos, perseguidos e assassinados diante de uma dinâmica colonialista predatória e genocida que exerce sua força há séculos. Essas formas históricas de dominação visam também ao etnocídio uma vez que procuram aniquilar a cultura desses povos, exterminando não só os seus corpos, mas suas linguagens, conhecimentos e formas de ver o mundo.
Esses povos, apesar de terem sido praticamente exterminados do planeta, ainda resistem e lutam pelos seus direitos de existência e sobrevivência.
O Tema da ONU para essa data em 2021 é: "Sem deixar ninguém para trás: Povos Indígenas e o chamado para um novo contrato social".
A intenção é que, a partir de seus direitos e garantias sociais previstos em aparatos legais, os povos indígenas também sejam contemplados com benefícios sociais e econômicos.
Desde a conquista do que hoje chamamos de Brasil, os povos indígenas estão sendo assassinados e exterminados. Esse fato
não mudou no século XXI e se agravou ainda mais no presente governo e com a pandemia da Covid-19.
Por isso a luta conjunta entre todos os entes sociais para garantir os direitos, a dignidade e a liberdade dos povos indígenas deve ser ininterrupta e deve ser compartilhada entre todoa a sociedade. Esses povos tem de ter todas as oportunidades de participar das decisões e elaborações de políticas públicas relativas a eles e temos o dever como nação de preservar a sua existência.
O Movimento Conservacionista Teresopolitano está há 53 anos nessa luta e convoca a todos para lutar pelos povos indígenas do Brasil. Afinal, eles são os nossos povos originários, os verdadeiros e legítimos donos do que hoje chamamos de nosso país.
Junte-se a essa luta!
"Se não resistirmos, morreremos!"
Movimento Conservacionista Teresopolitano
0 comentários:
Postar um comentário