Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia da Cultura de Teresópolis

O Movimento Conservacionista Teresopolitano apoia enfaticamente o Dia da Cultura, 05 de novembro,  e a Arte juntamente com a sua Oficina da Poesia & Crianção  como vem fazendo durante toda a sua História Institucional há mais de 40 anos sem filiação partidária ou fins lucrativos, sempre em prol da sociedade e dentro dos seus Princípios norteadores. 

O Movimento Conservacionista estará na Calçada da Fama, no Centro de Teresópolis, no sábado próximo (3 de novembro de 2012), em manifestação e protesto de luto pela omissão e descaso em face a Cultura da cidade pelas autoridades. 

Participem dessa ação de plena Cidadania! Estão convidados os artistas, amigos, apoiadores e todos os que acompanham toda a nossa luta! 


Reproduzimos abaixo o Manifesto do Dia da Cultura  de autoria de Cynthia Vasconcellos, artista de Teresópolis : 




DIA DA CULTURA – 05 de Novembro de 2012
MANIFESTO À POPULAÇÃO DE TERESÓPOLIS

A INDÚSTRIA CULTURAL PODE SER UMA ALTERNATIVA À FALTA DE INDÚSTRIAS NA CIDADE
               
                Ao se produzir cultura, entram em ação os produtores, músicos, coreógrafos, artistas plásticos, professores de arte, marchand, bailarinos, atores, escritores, publicitários, fotógrafos, os assessores de imprensa, os diagramadores, os jornais, as gráficas, as costureiras, os artesãos, carpinteiros, ferreiros, eletricistas, cabeleireiras, os técnicos som e iluminadores, camareiras, entre outros. Os espetáculos atraem um público que geralmente vai aos restaurantes “esticar”, atrai o turista que se hospeda em hotel ou em sitio e consome na cidade. Em todas as área existe a figura do ajudante, do assessor, do secretário, do encarregado, do “boy”, da secretária, até o buffet para os “vernissages”, que empregam o cozinheiro, garçons, faxineiros. 

Enfim, os espetáculos de dança, de teatro, de música, exposições de artes movimentam uma infinidade de profissionais direta e indiretamente. Com a lei de incentivo à cultura baseada na renúncia do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) existente em Teresópolis, complementada com a lei de IR (federal) e ICMS (estadual), é possível criar uma “frente de trabalho” que poderá projetar o município como um pólo irradiador de cultura.  

Nossas crianças e jovens poderão pensar na arte, como uma possibilidade de carreira técnico-profissional sem precisar se deslocar para outros municípios ou se mudarem para outras cidades. Com uma política pública de incentivo à cultura pode se criar parcerias com o Estado e trazer para o município cursos de extensão como os da Escola Estadual de Teatro Martins Pena, Escola Estadual de Música Villa Lobos e Escola Estadual de Danças Maria Olenewa. Atraindo inclusive estudantes dos municípios vizinhos. 

É preciso criar um grande movimento em que todos nós (população, empresários, políticos e o poder público) posamos pensar a cidade como um lugar viável e para se ter orgulho de viver aqui. A cultura poderá mudar a mentalidade de que aqui tudo tem “prazo de validade” e que nada dá certo. Com certeza a Lei do ISSQN ajudará a regular o mercado das artes por meio de projetos culturais consistentes e orçamentos compatíveis com as necessidades do município e mudar a nossa atual realidade. Vamos tomar uma atitude e transformar Teresópolis em um lugar melhor para todos! 

É bom saber que a cultura, juntamente com a ciência e a política, é um dos principais alicerces do desenvolvimento do mundo, por isso a necessidade de se estimular a produção artística como uma maneira de se preservar a identidade cultural de um povo. Ou seja, se não há cultura, não há desenvolvimento. A cultura é um espaço grande, vivo, dinâmico e em constante transformação, onde é possível resolver uma parte significativa dos problemas sociais das grandes cidades. Daí a importância de se criar mecanismos que estimulem, promovam e preservem todas as formas de expressões artísticas e do imaginário popular. 

Por isso muitos programas governamentais incentivam o ensino das artes nas escolas, nas comunidades, como um meio eficaz na formação de cidadãos mais conscientes. Em contato com a arte, o individuo melhora a sua percepção em relação à própria vida e rompe o pensamento linear, limitante, que reduz as suas potencialidades. Valores éticos e de cidadania podem ser transmitidos através de atividades artísticas, sendo um ótimo recurso para a socialização, capacidade de comunicação e educação. Incentivar à cultura melhora a auto-estima da população, além de formar, promover e valorizar o artista local, garantindo a difusão da arte que é produzida aqui e na formação de platéia. Com uma política pública moderna e de incentivos, o bens culturais produzidos na cidade serão, no futuro, a mercadoria mais atraente e estimulante que teremos além de uma excelente alternativa à geração de emprego e renda, com baixo impacto ambiental. 

A implantação e a viabilização de uma política pública de incentivo à cultura para Teresópolis nos moldes dos grandes centros é viável, se faz necessária e urgente e o município já dispõe da lei de nº 1872/98 baseada no ISSQN, que concede incentivo fiscal às empresas prestadoras de serviços instaladas na cidade que queiram investir na produção artística local. Diante desta constatação, abre-se uma leque de possibilidades para a criação de uma verdadeira “indústria cultural”, gerando empregos, atraindo o turismo, mas principalmente dando ao cidadão a chance de atuar como promotor da sua própria arte e não somente um mero espectador passivo dos espetáculos que chegam por aqui, vindos dos grandes centros.

 Com determinação e uma política pública adequada e abrangente, podemos mudar o atual quadro de marasmo e de indolência que desqualifica qualquer tentativa de resgatar a nossa identidade cultural. Precisamos ser vistos como potência irradiadora de opinião e ter em mente que há em Teresópolis talentos capazes de produzir bens culturais de alta qualidade com o material humano já existente aqui. E fica a pergunta: “como pretendemos atrair o turista que estará no Rio de Janeiro para a Copa Mundial de Futebol e para as Olimpíadas”? Só o Dedo de Deus e a Feirarte não são suficientes, concorda? Pense nisso agora e mobilize-se! 

Apoio: ATAC: Associação Teresópolis de Artes e de Cultura. O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS.

Cynthia Vasconcellos - Artista de Teresópolis

2 comentários:

Estarei presente neste MANIFESTO, pois é um grande descaso das autoridades com nossa CULTURA, não tenho nem palavras poque somente uma Cultura bem elaborada e amadurecida vai dar um movimento de ARTE com força e BELEZA, elevando nossa cidade num patamar mais elevado de força e criação. VAMOS NOS UNIR NESTA LUTA!
" A ARTE E A CULTURA SÃO OS MELHORES ANTÍDOTOS CONTRA A VIOLÊNCIA" EDINAR CORRADINI

Vamos manisfestar nossa indignação com o sempre descaso em relação as artes em todos os meios, social, político, educacional etc...
Estarei presente pois ainda acredito que a arte cura, renova, restaura e ajuda a despoluir em todos os sentidos.

Postar um comentário