Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

S.O.S Índios

Os índios brasileiros já foram mais de 5 milhões de brasileiros constituindo várias Nações, orgulho de qualquer país civilizado e consciente dos valores éticos e da defesa e preservação das etnias para a sobrevivência da Humanidade.

Nos dias de hoje uma "tribo invisível" tem toda a esperança de sobreviver no nascimento de um bebê avá-canoeiro, como o 7º integrante de grupo que já teve 2 mil índios. Eles vem sendo massacrados pelo "progresso" e o "mundo moderno", nas hidrelétricas e ocupações de terra pela agropecuária e toda praga da modernização da vida dos homens virtuais do século XXI.

Como defensor dos Direitos Humanos e pela glorificação da vida , o MCT, Movimento Conservacionista Teresopolitano, se solidariza ao povo avá-canoeiro sobrevivente, belo exemplo de resistência, lutas e liberdade.




Esperamos que o Governo brasileiro, através da FUNAI ( Fundação Nacional do Índio), faça verdadeiramente algo pela vida deste povo.

O Brasil de 2014 não é o Brasil colonial de 1500, onde a exploração era a grandeza dos descobridores. O nascimento do indiozinho Paxeo é o grito de socorro pela vida de todos os índios do Brasil!

É este frágil grito da vida de um ser humano, o nosso grito de luta pela vida, que esperamos, seja também de todoso s brasileiros e da Humanidade, fraternalmente!





Se não resistirmos, morreremos!

Diretoria Executiva

Movimento Conservacionista Teresopolitano

A DEFESA DA NATUREZA DEPENDE DE NÓS - PARTICIPE - O VERDE É VIDA

Poluição do ar

Procure conhecer a lei de proteção ambiental e como ela pode agir sobre os cidadãos e empresas. Acione os órgãos públicos, quando considerar que a poluição do ar está causando incômodos. Mantenha seu carro bem regulado. Dirija com calma. Evite aceleradas rápidas e alta velocidade. Dê a preferência ao transporte coletivo, evitando o uso de automóvel particular. Ande a pé ou de bicicleta, sempre que possível. Se fumar, evite fazê-lo em cinemas, teatros, elevadores, lojas e transportes coletivos. Não queime lixo. Telefone aos bombeiros ou ligue para 156 - linha verde- coordenadoria do meio ambiente da PMT, comunicando qualquer queima em terrenos baldios. Plante arvores e outras espécies de vegetação. Elas produzem oxigênio e absorvem o gás carbônico.


Poluição da água

Prefira o sabão em barra aos detergentes sintéticos. Ele é mais barato e polui menos as águas dos rios e riachos. Se usar detergente diminua a quantidade indicada na embalagem, ate chegar a que satisfaça as suas necessidades. Evite colocar no sanitário papel higiênico, cigarros, fraldas ou toalhas de papel. Evite fazer escoar pelo ralo da pia borra de café, resto de medicamentos, solventes, restos de gordura ou outros produtos químicos, especialmente aqueles cáusticos ou venenosos, que possam afetar plantas, animais e as águas dos rios. Evite usar detergentes para lavar calçadas, pátios, portões e caminhos. Uma vassoura é simples de usar e faz o mesmo efeito. Dê seu apoio a campanhas que visem diminuir o uso de inseticidas e fertilizantes químicos. Encaminhe às autoridades informações sobre qualquer incidente que possa vir a provocar poluição das águas. Quando trocar o óleo do carro evite perdas. Elas podem poluir muitos litros de água.


Resíduos Sólido

Em todas as cidades, milhares de toneladas de lixo são produzidas
diariamente. Estes níveis tendem a crescer, não apenas pelo aumento da população, mas de resíduos produzidos pelas pessoas. Compre bebidas em garrafas de vidro, que possam ser devolvidas e reutilizadas.Este sistema torna os produtos mais baratos e diminui a quantidade de resíduos sólidos. Reduza o uso de plásticos. O papel encerado substitui perfeitamente o plástico e o papel aluminizado , como embalagens para alimentos, para carregar seu lanche, use embalagens laváveis e reaproveite os sacos de papel. Invente novos usos para os vidros e recipientes plásticos. Aproveite-os para guardar seu material de costura, pregos e parafusos e botões, ou converta-os em brinquedos para crianças. Guarde e reaproveite cordas, cordões e fitas.

Invente novos usos para eles. Aproveite resíduos orgânicos em sua casa para a adubação de plantas. 


Preservação

Solicite providências em relação aos prédios abandonados e terrenos baldios não cercados. Geralmente, eles são focos de insetos e acúmulo de lixo. Estimule o Poder Público a construir pequenas praças, espalhadas pelos bairros. Estes locais, se arborizados, servem de "pulmão" para as ruas. Organize no seu bairro um grupo para lutar pela beleza do local. Este grupo faria um levantamento dos problemas da vizinhança e procuraria soluções para eles. Procure criar em seu bairro, em conjunto com o Poder Público, ruas de recreio, fechadas ao tráfego e que sejam, inclusive ajardinadas. Lute para que as praças e parques tenham árvores e não apenas grama. Solicite que terrenos baldios sejam plantados. E para que sejam abertos ao uso público, enquanto não aproveitados. Lute para que haja mais parques nacionais e regionais. Colabore com as campanhas de arborização que a prefeitura de sua cidade promove.


Pesticidas

Controle ou elimine, o máximo. Muito deles são biocidas que com sua ação matam um grande número de insetos, nocivos ou não ao homem, além de plantas. Nunca jogue inseticidas ou pesticidas no esgoto. Lave, sempre, as frutas e verduras com todo cuidado. Venenos tem sido largamente utilizados nas plantas comerciais.sempre leia os rótulos e as bulas, com toda atenção. Se você não os entender, não use os produtos em aerosol. Não se engane com as aparências no supermercado. Lembre-se que muitos agentes químicos são utilizados para melhor aparência de frutas, verduras e carnes.Às vezes, um produto não tão bonito pode ser bem mais saudável. Não aplique inseticidas em locais fechados, especialmente em sua casa. 

Eles contém produtos tóxicos, prejudiciais a saúde do homem. Muito deles são biocidas que com sua ação matam um grande número de insetos, nocivos ou não ao homem, além de plantas. Nunca jogue inseticidas ou pesticidas no esgoto. Lave, sempre, as frutas e verduras com todo cuidado. Venenos tem sido largamente utilizados nas plantas comerciais.sempre leia os rótulos e as bulas, com toda atenção. Se você não os entender, não use os produtos em aerosol. Não se engane com as aparências no supermercado. Lembre-se que muitos agentes químicos são utilizados para melhor aparência de frutas, verduras e carnes.Às vezes, um produto não tão bonito pode ser bem mais saudável. Não aplique inseticidas em locais fechados, especialmente em sua casa. Eles contém produtos tóxicos, prejudiciais a saúde do homem.



Ruído

Experimente desligar o rádio, a televisão, o aparelho de som. Fique calado. Desfrute o silencio, mesmo que seja por alguns minutos. Faça menos barulho. Use a buzina de seu carro apenas como aviso de perigo e não para saudar amigos. Proteste contra ruídos em fábricas e colégios. Evite levar toca-fitas, rádios e outros aparelhos de som para os parques e zonas de preservação natural. Diminua o volume de campainha do seu telefone. Revise seu carro e certifique-se que você não esta contribuindo para a poluição sonora da cidade.


Participação

Quando seus próprios hábitos pessoais em relação ao meio ambiente estiverem consolidados, você poderá assumir o desafio de ir adiante, compartilhando suas experiências com outras pessoas para com elas buscar a preservação do meio ambiente. Mantenha-se bem informado. Estude os problemas do ambiente no qual estiver interessado. Torne suas idéias e pontos de vista conhecidos, através das cartas aos vereadores, deputados e senadores. Eles são responsáveis pelas mudanças conjuntamente, homens de negócios, educadores, autoridades, profissionais das mais variadas áreas e, principalmente, pessoas com vontade de realizar. Saiba quem são os titulares de cada órgão, quais são as suas responsabilidades e áreas de atuação. Aprenda a trabalhar com eles, o máximo possível. Estimule a escola de seus filhos a usar os recursos comunitários como fonte de estudos, pesquisando o meio ambiente e seus problemas e transmitindo aos estudantes uma mentalidade conservacionista. Combata atividades que danifiquem o meio ambiente. Eleja parlamentares que defendam o meio ambiente. Seja um militante ativo do MCT.



Diretoria Executiva

Movimento Conservacionista Teresopolitano 

UM LÍQUIDO MAIS QUE PRECIOSO

Fundamental à existência humana a água não pode faltar em nosso organismo e por isso mesmo é sinônimo de saúde. O precioso líquido também é indispensável a manutenção da vida o que nos leva a crer que sem água nós simplesmente não existiríamos.
              
Estudos apontam o benefício do H2O no campo humano onde especialistas recomendam o consumo diário de 8 copos de água o que segundo pesquisas científicas melhora as funções do cérebro e intestino, preservando também a longevidade dos ossos.

             
A água é de vital importância para as células uma vez que transporta para as mesmas nutrientes e oxigênio, além de diluir vitaminas e sais minerais no seu interior, revitalizando-as. É também essencial para os rins e basicamente mantém o corpo hidratado evitando assim uma série de doenças.
            
Evidentemente nem toda água é saudável. Existe muita poluição provocada pela ausência de educação ambiental ligada a péssimos hábitos cristalizados na personalidade humana, pouquíssimo investimento do poder público e a falta de qualidade de vida para a maioria das pessoas, provocada principalmente pela carência econômica dos pobres e pela miséria dos desvalidos. Baseado nestes dados, chegamos a conclusão que não basta apenas beber água, é preciso que se beba água com qualidade dentro dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), infelizmente uma necessidade cara que está longe da realidade de milhares de indivíduos.

             
A degradação do meio ambiente provocada pelo uso exacerbado dos recursos naturais e pela ambição desmedida do poder econômico tem elevado a taxa de diminuição de água potável no mundo. Principais líderes políticos dotados de espírito crítico e sensíveis as causas de ordem humanitária tem alertado para o perigo iminente de um possível caos ecológico e, dentro das possibilidades tomam medidas preventivas visando o bem estar coletivo, tentando reduzir as consequências impactantes e provenientes do desequilíbrio climático que já estamos vivendo.
             
Concluindo, podemos dizer que a água é um bem indispensável a nossa sobrevivência. Não devemos poluí-la, não devemos desperdiçá-la. O que nos sobra hoje pode nos faltar amanhã. Um futuro sem água é um futuro incerto, árido, asfixiante. Precisamos despertar nossa consciência, precisamos proteger e respeitar a vida. PRECISAMOS TER SEDE DE AMOR PELA NATUREZA.





Waldir José

PERIGO A VISTA!?

Com o sinal verde do Iphan para Eike Batista detonar o Parque do Flamengo com edifício de 15 mts de altura na Marina da Glória, sobremaneira, por ser a área Patrimônio Mundial e o Parque tombado desde 1965, se perpetuará com o aval do Estado, um crime imperdoável contra a Cultura e a natureza da cidade maravilhosa, a mais bela do mundo como cantam os poetas e o povo brasileiro.




 O que se move atrás das sombras da ganância e do mercantilismo do sonho de um tio patinhas como Eike Batista? O instituto dos arquitetos (IAB-RJ) é contra, os urbanistas conscientes também e os cariocas que amam o Rio e querem ter a liberdade de verem o horizonte azul  dos céus liberto de estacas de concreto, que só enfeiam, sufocam e matam a paisagem e a paz dos nossos espíritos.


         Esta notícia terrificante está na mídia do país como um tsunâmi um meteoro de terror por representar um pontapé na cidadania. Esta pré-aprovação é lamentável para o turismo do Rio e é para nós do MCT, Movimento Conservacionista Teresopolitano é um crime contra os direitos humanos, que são invioláveis.


         Assim, o MCT, Movimento Conservacionista Teresopolitano repudia e protesta contra este vil atentado à natureza do mundo! Zero mil vezes para o IFHAN, para a Comissão de Análise do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que tem a ousadia de aprovar esta aberração e 10.000 zeros para a REX de Eike Batista, que representa o Leviatã monstruoso que só quer dinheiro nos seus cofres e o fausto da riqueza, que é transitória e não compra tudo, principalmente, a dignidade e a liberdade dos homens sérios. Um ato vergonhoso para um órgão federal como o IPHAN que tem o dever de defender a cultura e a história do Brasil.


         Na metáfora dos absurdos esta aprovação silenciosa sem divulgação prévia, abriu a caixinha de Pandora para todas as aberrações e falcatruas contra a indefesa natureza do Rio. A máscara de neve se derreteu com a luz da verdade, porquê agora, o escândalo se tornou público, o que há para se esconder?


         SE NÃO RESISTIRMOS, MORREREMOS!


         A DIRETORIA EXECUTIVA

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Salve Yoani Sanchez! No Brasil não há ditadura

O MCT, Movimento Conservacionista Teresopolitano, celebra e apoia a presença da blogueira cubana Yoani Sanchez no nosso país e suas belas e destemidas palavras : "Quero essa democracia no meu país!"







Lamentamos e protestamos contra as agressivas contestações de estudantes e sindicalistas neofascistas em Pernambuco e Bahia seguidores do regime ditatorial cubano e contra Yoani Sanchez. 





A Democracia brasileira está viva nos Direitos Humanos e à Liberdade de expressão que é inviolável.  Só em Cuba se é penalizado por se pensar em Liberdade. A militância de esquerda gritando "Cuba, sim! Yankees, não! " nada representam contra a liberdade e a cidadania. Também não representam o povo brasileiro que é pacífico e que não aceita regime ditatorial fascista!





O fogo da intolerância para cercear a voz e os passos de Yoane Sãnchez no Brasil, faz parte da democracia. A contestação se agravou quando grupos antidemocráticos agem com apoio do Estado. São tenebrosas as garras da claque irracional contra o direito de expressão de Yoani Sãnchez que é a blogueira da liberdade de Cuba livre. No RaioX da verdade, mais grave que o fanatismo de uma minoria são os tentáculos do aparelho do Estado na pessoa do Sr. Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência. Parabéns ao Congresso Brasileiro que abriu as portas da liberdade do Brasil livre, para dar a voz democrática a Yoani Sãnchez.

Movimento Conservacionista Teresopolitano - Diretoria Executiva





sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A Vida em Códigos de Barra?


O Homo sapiens é uma espécie bem esquisita. Vive com uma mania contundente de classificar tudo o que existe na natureza e na sua inventividade. 

Até mesmo busca classificar elementos abstratos como ideias, princípios e valores. Desde há muito tempo que os seres humanos resolveram classificar a vida e suas manifestações. 



A Ciência que estuda a classificação dos seres vivos é a Taxonomia , que inclui a Sistemática, ambas  representando grandes áreas dentro da Biologia, ou para os  nostálgicos e tradicionais, História Natural. 

Várias metodologias  foram usadas para fazer essa classificação como por exemplo a  histórica classificação de Aristóteles ou a revolucionária classificação binominal e hierárquica de Linneaus ( que nomeia metodologicamente as espécies com  dois nomes, um genérico e outro específico) que persiste até hoje. A tecnologia, desde o século XVIII do bravo botânico Linneaus, se desenvolveu a um ponto gigantesco de modo que, atualmente, não existem mais fronteiras para o conhecimento. 



A Taxonomia clássica (baseada primordialmente em características morfofisiológicas) acabou abrindo espaço para novas técnicas de análise e classificação da biodiversidade, como por exemplo, a Genética Molecular. Foi realmente uma evolução sem precedentes a  oportunidade que o estudo do material genético das espécies trouxe. 

Um dos exemplos ´práticos é propiciar a comparação do parentesco entre a vida e suas manifestações por meio da Filogenética e Evolução. E nessa tentativa de tentar  descrever a biodiversidade surgiu um projeto chamado Barcodes Of Life. 



Em traduções literais, ele representa uma  tentativa de gerar um código de barras, iguais aqueles que  identificam os produtos nos supermercados, lojas de conveniência  ou farmácias, para a biodiversidade. 

Isso seria possível através  do sequenciamento de um gene mitocondrial, como o próprio nome  diz, proveniente da organela citoplasmática mitocôndria,  responsável pela respiração celular, representando uma explícita  aplicação da Sistemática Molecular na Taxonomia. 



A  ideia foi lançada em 2003 pelo entomólogo canadense Paul Hebert. O projeto ambicioso ganhou muitas críticas principalmente porque  a proposta pretendia eliminar a Taxonomia Clássica tornando a  Sistemática Molecular a fonte primordial de entendimento e  classificação da biodiversidade no planeta. 

O problema principal  reside no fato de que a Sistemática Molecular "per si" ao mesmo  tempo que é importante, traz abstrações que muitas vezes  não  correspondem à realidade fática e cotidiana que se observa em  saídas de campo ou em laboratórios que lidam com o organismo em  análise em si. 



O material genético sozinho não consegue abranger o organismo por inteiro. Outra questão foi a ideia dos prazos. Os geneticistas do Barcodes of Life venderam a ideia irreal de classificar toda a biodiversidade do planeta em 20 anos, coisa que a Taxonomia  Clássica em 250 anos não foi capaz de fazer. 

Tal promessa  resultou em muitos incentivos financeiros por agências de fomento à pesquisa no mundo todo principalmente porque está na moda a proteção de espécies. A natureza é complexa e isso enseja que a descrição da biodiversidade seja realmente lenta, mas  acreditar que um método incompleto seja a solução para  classificar todas as formas de vida é um embuste. Soluções rápidas demais são realmente atraentes contudo, é um fato que a Sistemática Molecular é mais uma ferramenta para a Taxonomia e não pode pretender substituí-la. 



É impossível resumir a biodiversidade a meros códigos de barra. Já é senso comum que a Taxonomia da Conservação das Espécies está passando por uma crise, não temos noção de todas as espécies do planeta e muitas serão extintas antes mesmo de serem conhecidas. Então seria muito mais sábio usar o Barcode of Life como ferramenta de diagnóstico para essas espécies ao invés de dispender recursos em abstrações que, na prática, não provocam avanços significativos para a discussão do mundo natural.


Thaís Parméra - Movimento Conservacionista Teresopolitano 

Cântico do amor!


(...)
Este é o salmo
Da paz e da liberdade,
Doa a quem doer.
É a voz do amor dentro de mim.
O destino de minha vida
Por amar com fé
Nosso senhor Jesus Cristo, o
Filho de Deus,
Nossa Salvação
E redenção,
O único milagre verdadeiro
De todos os mundos e vidas...
Este poema é a certeza
De Deus no meu coração
E alma,
O fim de todos os
Medos,
O caminho de todas
As luzes,
Para o Reino dos Céus...
O meu tudo,
A nuvem que sempre
Tem o sol acesso e não tem fim,
A hora que sempre é
Alegria,
A chuva que tudo floresce,
A terra-jardim da Primavera
Eterna,
Onde Não há guerra, violência, dor, ganância, maldades, hipocrisia,  divisões, solidão e abandono,
Onde não há nada
A se perder,
Onde só existe amor !



Vidocq Casas

A Mãe Terra


A Harmonia Rompida

O homem branco jamais se preocupou com aterra,Nem com o veado, nem com o urso. Quando nós, índios, matamos um animal, e comemos todo. 

Quando queremos arrancar uma raiz, fazemos pequenos buracos no chão e arrancamos apenas uma. Quando queimamos a erva contra os gafanhotos, não arruinamos tudo.Recolhemos as bolotas e as pinhas. 

Não derrubamos árvores. Usamos apenas a madeira morta. Mas os brancos não: eles reviram a terra, arrancam as árvores, matam tudo.

 A árvore diz: “ Não ! Eu sou sensível. Não me fira.” Mas eles não escutam. Derrubam-na e a cortam em pedaços. 

O espírito da terra os odeia. Os índios nunca ferem nada, enquanto os brancos destroem tudo. Explodem rochas e as espalham em pedaços pelo chão. 

A pedra grita: “Não, você está me ferindo!” Mas o branco não presta atenção. Quando os índios usam pedras, escolhem apenas as menores e arredondadas, que encontram no chão. 

Como é que o espírito da terra pode gostar do homem branco? Onde o branco põe a mão há sofrimento.

Palavras proféticas de uma velha índia Wintu da Califórnia, USA, 1890.





terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Sarau Poético

O Movimento Conservacionista Teresopolitano juntamente com sua Oficina da Poesia & Criação convida a todos para participar do Sarau Poético " Alma Doce é Poesia " em homenagem a poeta Sylvia Plath a ser realizado no dia 14 de fevereiro de 2013 no Sesc de Teresópolis das 19 as 22 horas. 

Venha mostrar seu trabalho e participar da celebração do Amor, da Felicidade e da Paz! 




Movimento Conservacionista Teresopolitano 


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Obama voltou

Obama voltou. Dessa vez não veio de trem mas trouxe a simpatia de sempre e a alegria peculiar de um vitorioso.Oba Obama voltou.  Veio impulsionado pela derrapada de Mitt Romey, embalado pela emoção dos amigos e simpatizantes, veio por concessão divina. Parece que Obama e Casa Branca foram feitos um para o outro, parece que o mundo precisa de Obama, parece que os Estados Unidos se apaixonou por ele.

Obama é mais que tudo isso, supera-se a cada turbulência política, a cada impasse democrata, a cada birra republicana. É um homem de princípios, obstinado, de convicção. Não se intimida fácil, sabe falar, sabe ouvir, sabe silenciar. Os mais próximos dizem que ele se posiciona bem nas mais diversas e adversas situações. De fato, Obama lida com o poder de forma natural, ostentando uma ligeira classe, uma certa discrição. Como todo político interpreta muitos personagens, todavia, não chega a ser um canastrão, o que se propõe a fazer faz bem feito, merece elogios. É um bom jogador, conhece bem o campo da administração pública, conhece as técnicas e as manhas dos sistemas ofensivo, intermediário e defensivo, ou seja, é coerente, persuasivo e dinâmico na difícil arte de governar.


Como todo mortal tem suas incongruências, suas discrepâncias, seus equívocos e lógico, seus admiradores e adversários, seus leais companheiros, seus desafetos. Também incomoda muita gente, a China que o diga. É visto com certa desconfiança pelas nações subdesenvolvidas as quais não conseguem se libertar do grilhão americano. 
Obama não polariza suas relações diplomáticas transitando com certa flexibilidade entre pontos considerados críticos e complexos da política externa, entretanto, quando tem de ser implacável mostra as unhas com determinação e coragem. Dono de profunda sensibilidade, já chorou em algumas ocasiões, mas como todo chefe de estado sabe agir com firmeza quando a situação exige, aliando os interesses do seu país a seus objetivos políticos. 

Na corrida presidencial jogos basquete às vésperas das eleições mantendo o gosto pelo esporte e pela forma física, oxigenando o cérebro para mais quatro anos de mandato. Sua conquista apertada nas urnas ganhou elasticidade na sua robusta busca pelo cargo do homem mais poderoso do mundo provando que ele faz do azedo limão uma limonada. Observado por esse ângulo é um herói, um gentleman, um homem de estilo. Num momento de lucidez saudou o adversário num tom cordial e convincente, com uma oratória curta, contudo enxuta, carregada pelo auspicioso apelo diplomático. Essa atitude um tanto inesperada estimulou mais seus eleitores deixando ressabiados àqueles que não queriam sua volta.

Neste ano que se inicia começa não um segundo mandato, mas sim a segunda parte da sua carreira pública colocando em prova seu tino administrativo. Que venha então o amanhã, o início de uma nova gestão. Que compromissos sejam honrados, que as reais e coletivas perspectivas de seus eleitores sejam atendidas. Oxalá o proteja, good luck president.

By Waldir José