Tradutor

Read more: http://www.layoutparablog.com/search/label/Tradutores#ixzz1XuDxeCC1 Under Creative Commons License: Attribution

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

"O VERDE É VIDA"

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

10 DICAS DE VIDOCQ CASAS PARA VOCÊ VIVER LEGAL POR TODA VIDA

Vidocq Casas, ecologista, poeta e artista plástico,Presidente- Fundador do MCT
                                    

1º- Seja mais solidário e abrace a luta pela PAZ e VIVA O AMOR PELO AMOR para a sua vida cantar alegria, prazer e felicidade. Mande o egoísmo, a vaidade, a violência e o individualismo para longe. Ame seu próximo, como a si mesmo. Não deixe nunca a força da Esperança morrer dentro do seu coração. Seja eternamente otimista; aconteça o que acontecer, nunca se entregue. Não queira ser herói ou super-homem, chore se sentir-se perdido; você é humano. Viva com espiritualidade: o um por todos e todos por um!

2º- Afaste-se da ganância e da ambição desenfreada; não faça nada de mal que venha prejudicar alguém. Cuidado com o Poder, lhe dá a ilusão de ser o dono do céu e da Terra e pode acabar no inferno; além de transitório, pode perder os amigos e transformar-se em ditador. Não deixe nunca os venenos do ódio, da vingança, e do desamor enegrecerem o seu coração e alma. Com ternura, a vida fica mais doce. Perdoar sempre!

3º- Viva mais tempo com a sua família, ame mais o seu filho (a) e sua mulher; entregue-se, de alma e coração, a quem você amar. Curta seus amigos e os trate com sinceridade e respeito.Um único amigo verdadeiro é um tesouro inestimável.

4º- Fuja do Tsunâmi do consumismo, abomine o supérfluo; só compre o que precisar e pode usar. Economize a Natureza. O futuro depende do que gastamos ou conservamos, hoje!

5º- Seja mais libertário, diga não aos preconceitos, racismo, prepotência, mesquinhez, intolerância e tudo que é radicalismo; seja menos chato, seja legal, light, seja fraterno. Diga não ao medo e a toda opressão! O sucesso ou o fracasso não podem matar a luz de amor da alma humana! Não humilhe e nem persiga ninguém.

6º- Entre no reino da tolerância e da gratidão, agradeça a Deus, tudo que tem, principalmente, saúde. Pare de reclamar da vida, não lamurie, lute e desafie o destino. Ninguém é dono da verdade! Agradeça, todo o dia, a Deus pela sua preciosa vida!

7º- RIA, brinque, ame, namore, goze, fique, toque violão, jogue futebol, faça caminhada, use roupa alegre (tipo hippy), descontraia-se, ande descalço, tome banho de cachoeira, ande de bicicleta, sambe, dance pagode, curta baile funk e festival de rock, pinte, desenhe, faça o que gosta; mude de vida, achando-se prisioneiro de alguém ou submisso do amor.

8º-Pare de ser sisudo, reclamador, chato, implicante e de levar a vida a sério demais, tudo certinho! Lembre-se: você não é dono de nada, sua vida a Deus pertence! Respeite as crianças e idosos, nunca violente uma mulher.

9º- Aproveite o agora, já! Não espere milagre do futuro! Faça tudo que tenha vontade, desde que não prejudique outrem. “CARPE DIEM”, VIVA O DIA!  Se você está legal, tudo mais estará! Sem sonho, a vida não vive! Dê asas à sua imaginação! Seja o pássaro da sua vida!

10º -Só ame a quem o amar de coração e alma! “Make love not war”! VIVA em plena liberdade, ao amor, se entregue completamente, com o fogo da paixão! Acenda o fogo de sua alma, a vida é passarinho!


                  
Se eu não me queimo.
Se tu não te queimas,
Se não nos queimamos,
Como as trevas se iluminarão ?!

Lembre-se: VIVA O DIA!

VIDOCQ CASAS

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FIAT LUX (...),


Se os teu pés
virarem pedras
e como montanhas te
sufocarem os sonhos,
é porque os monstros dos medos e das
sombras levaram
tuas asas para o
abismo do comodismo
e da solidão...

Se tua boca não sorrir mais
e não quiseres
beijar a tua garota,
é porque resiste em
continuares vencido e atado
às prisões que escolheste
viver como escravo, robot,
insumos e massa moldada,
pelas mãos tiranas dos ditadores
e opressores...

Se as palavras te abrem caminhos,
explodem e te elevam
além das estrelas,
é porque és um homem livre,
luz do infinito,
o guerreiro fênix dos
desafios e liberdade...

Se derrubares as muralhas da exclusão,
é porque sabes cantar
com doçura
a palavra paz
e gritas com coragem
a voz vendaval das rosas
de fogo de amor!...


Vidocq Casas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ecologia Zen, a evolução da consciência.

Há menos de duas décadas, falar em ecologia ou defender o meio ambiente era ser maluco, romântico ou utópico.

Vidocq Casas

A Vida nasce da Vida!


A ecologia profunda, a ecologia Zen, ou a iluminação da consciência é revolução-evolução do homem pelo amor. Renascer pelo amor e pela sublimação do espírito é ser um homem novo ! O homem universal que precisamos viver para vencermos os males da vida moderna, gerados por esta economia depravada e consumista, que está matando a natureza e pondo em extremo perigo a sobrevivência da humanidade e do planeta Terra. Infelizmente, a Ciência e a Tecnologia contemporânea também são aliadas das forças da morte e das violências contra a vida.
A Terra não é propriedade de ninguém! Somos meros usufrutuários de uma época, de um fugaz instante cósmico! Nossa vida e destino dependem do bom ou mau uso com que tratarmos a natureza. Se continuarmos com as ações ecocídas, a Terra vai adoecer e o homem e a vida morrerão. 

 A grande maioria das pessoas ainda pensa que o verdadeiro progresso é morar no 138º andar de um arranha-céu, numa cidade artificial e desumana como New York, Rio de Janeiro, Tóquio e São Paulo; ter o carro do ano, às custas de sua dignidade e de um cem números de sacrifícios; ou ser o mais rico dos homens em detrimento das vidas de milhares de pessoas e do colapso global da natureza; ter inventado a bomba atômica ou armas sofisticadas (químicas ou biológicas) capazes de exterminarem a Humanidade e toda a vida sobre a Terra? Precisamos reconhecer que a vida nasce da vida! É o mais precioso dos bens que Deus criou para a nossa felicidade e paz.
Creio mais do que nunca, o nosso mundo moderno precisa muito mais da metafísica e do sonho do que da gasolina que alimenta os motores do Deus progresso ecocida, (desenvolvimento a qualquer preço), pois tem sido este progresso depravado, que criou os mísseis nucleares e as tenebrosas bombas de hidrogênio e plutônio para exterminar a Humanidade!

Eu digo aos tecnocratras, burocratas e cientistas: se a vida se originou de elementos químicos, e se a sua ciência é tão avançada, porque, então, vocês não podem criar a vida bioquimicamente em seus laboratórios e salas cheias de computadores, que NUNCA recebem uma lufada doce da brisa montanhosa ou do luar e um raio de luz das estrelas?
Vocês descobriram a força mega-assassina, a bomba atômica.

Sabem e podem matar milhões de pessoas, enganarem as pessoas com modelos econômicos consumistas, que podem matar a Humanidade inteira. Vocês servem a Thanatos, à morte.
Não podem criar a vida, vocês, nem sabem amar um simples bichinho!
Por isso, é bom perguntar aos cientistas criadores das bombas nucleares, criadores da morte e do genocídio legalizado, vocês sabem fazer uma árvore, uma flor, um pássaro, ou a água pura e cristalina de um rio que nos alimenta pela vida inteira?
A ecologia Zen é a filosofia de sermos nós mesmos, para podermos viver livres e de acordo com as leis e a harmonia cósmica da natureza, a mãe Terra..Não está interessada em aumentar o desempenho do consumismo supérfluo e artificial do progresso tecnicista, que só tem exaurido e envenenado a Biosfera, que é o mais valioso ecossistema do planeta.
A ecologia Zen quer o homem livre e com o conhecimento profundo de si mesmo e do mundo exterior, para a vida ser sempre bela, justa, libertária e humana.
A vida precisa ser vivida com dignidade, alegria felicidade e mais respeito, para a cidadania ser o rio azul da liberdade!
A libertação do ser humano só será plena, quando vencermos as hemorragias letais do consumismo predatório e as graves e desastrosas conseqüências da competição desenfreada. Queremos levar vantagens em tudo, a “vida moderna” que levamos, que só cria ilusões passageiras, ganância, medo, pânico e sofrimentos terríveis como as drogas, o alcoolismo, a violência, o crime organizado, a delinqüência infantil, a prostituição e a corrupção, além de guerras, seqüestros, terrorismo e conflitos raciais, étnicos, religiosos e sociais.

Como se não bastassem todos estes males, um novo pesadelo chega para massacrar a humanidade, através da marcose da mídia, que com o apoio do Estado e das elites perversas (banqueiros, empresários e industriais argentaristas) buscam vampirizar a alma humana pela comunicação de massa.A televisão subliminarmente impõe ao mundo, a alienação do consumo e dos interesses políticos, que agora têm o seu drácula imperial na realidade virtual. 
O ciberespaço é o miraculoso  portal  dos interesses infernais dos grupos econômicos, que aliado à Internet, poluem e escravizam a consciência humana escravizando nossos sonhos e matando a cidadania. O mundo que lutamos é o dos interesses coletivos. Do sim à vida e do não à violência, à opressão, às desigualdades, ao desamor, às agressões à natureza e a todas as formas de tiranias do passageiro “poder” dos poderosos.

Se quisermos romper as grades de ferro da grande gaiola que é a sociedade consumista e administrativa deste século, temos de sair das prisões que nós mesmos escolhemos para viver. A era de Aquário chegou. As luzes do 3º milênio já estão iluminando as nossas vidas. A grande conspiração é a solidariedade e a fraternidade. Com a ecologia Zen, eu grito o grito da vida viva e livre! Venha, irmão, vamos ser sempre resistência e sobrevivência.
A vida é bela, misteriosa, divina, mágica, desafiadora, e criação permanente e futuro sempre novo!
Se nasci humano e não vegetal ou mineral, é porque Deus assim quis!
Poderia eu ser um bicho qualquer, uma mulher aviltada, um negro oprimido, um homem torturado, uma estrela, um vírus, uma bactéria, que eu continuarei a amar e lutar pela dignidade da vida! A vida é liberdade com amor! Se o amor morrer de nossos corações, não será apenas a humanidade que se extinguirá, mas o universo inteiro que desaparecerá!. 

Vamos nos abraçar e nos beijar, o mundo precisa é de amor! O verde é vida! Se nos rendermos, morreremos! 
      PAZ E AMOR
              Vidocq Casas. 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011


BIOTECNOLOGIA : A FICÇÃO SE TRANSFORMA EM REALIDADE

Na atualidade, vivemos um tempo de constantes mudanças nos quais a tecnologia e a criação de novas metodologias científicas se fazem presentes  cada vez mais instantâneas na evolução da Ciência como um todo .A humanidade do século XXI está se acostumando cada vez mais com as inovações científicas em inúmeras áreas, uma das quais é a Biotecnologia , que é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico de plantas e animais para fins industriais

Clonagem de seres vivos,inclusive humana,pesquisa de células-tronco, engenharia genética, produtos transgênicos todas essas  áreas da biotecnologia provoca grandes polêmicas envolvendo valores morais e éticos . Por esta razão, todos os segmentos da sociedade devem criar amplos  debates  públicos a fim de  criar medidas de regulamentação,controle e informação tanto das pesquisas , descobertas e utilização desta nova  ciência . O que está em jogo não é penas a evolução da ciência  mas a  preservação do meio ambiente e da própria espécie humana . Porque o uso inadequado desta ciência pode causar danos irreversíveis a perpetuação do Homo sapiens e da própria natureza. Por outro lado, a biotecnologia pode gerar profundos avanços na cura de doenças, na qualidade de vida , produção de alimentos e muitos outros bens .

Os Transgênicos e a Engenharia Genética
             
Os organismos vivos transgênicos são produzidos a partir da transferência de genes de uma espécie para outra com a finalidade de obter características  específicas, que nos métodos tradicionais  seriam  impossíveis ,uma vez  que espécies  diferentes  não se cruzam entre si. Dessa forma, pode-se produzir  plantas que contenham genes  bacterianos tornando-as resistentes a pragas da lavoura ou incorporando outros genes que modifiquem,por exemplo, as características  nutritivas  do alimento,seu tamanho ou que retarde  sua decomposição.

Engenharia Genética ou Tecnologia do DNA Recombinante corresponde a um conjunto de técnicas usadas para manipular os genes ( multiplicar , isolar ou identificar ). Essas técnicas são utilizadas, por exemplo, para multiplicar o DNA do sangue para exames de identificação genética - como o de paternidade - ou ainda , produzir os organismos geneticamente modificados (transgênicos ) que causam tantos conflitos políticos e ideológicos em todas as partes do mundo. 

     Com a engenharia genética utilizamos também a terapia gênica responsável pela manipulação de genes para tratar de determinadas doenças através da biotecnologia.Em outras palavras, pode-se dizer que a terapia gênica é quem vai substituir o gene defeituoso causador da doença por uma cópia perfeita, capaz de curar o paciente de seu mal.Há resultados promissores para doenças como o câncer, fibrose cística e hemofilia ,inclusive, produção de insulina em animais portadores de diabetes.
Algumas questões ainda precisam ser resolvidas uma vez que todo gene tem uma programação de quando e onde deve ou não funcionar, denominado de regulação gênica, e esta programação precisaria ser transferida juntamente com o gene, sem alterar o funcionamento das outras células. Ou, ainda, o local onde o gene introduzido deverá atuar,além de  ser necessário controlar a rejeição do DNA novo pelas células do paciente e lidar com o problema ético relacionado à validade de introduzir genes em um paciente sem ter completo conhecimento das conseqüências a longo prazo.

Criação de Seres Transgênicos e a Clonagem
           
 Produzir ou não? Eis o ápice da questão. Um dos grandes problemas das culturas dos transgênicos é que elas causam grandes impactos ambientais também  em relação aos insetos.Por exemplo , os insetos podem levar o pólem de uma plantação transgênica para uma plantação normal e daí gerar grandes problemas uma vez que não se pode prever que alterações isso pode causar no ecossistema .As sementes dos transgênicos, depois da plantação, não podem ser reutilizadas, elas morrem por ação de um gene inserido. Quais as conseqüências que esses produtos transgêncios podem ter nos organismos vivos e no meio ambiente ainda são desconhecidas porque faltam pesquisas científicas que comprovem as verdadeiras implicações dos transgêncicos nos organismos .

Clonar significa fazer cópias idênticas. A clonagem humana é a tentativa de fazer cópias de indivíduos adultos. Nesta técnica a pessoa a ser clonada doa uma parte do seu corpo contendo seu material genético e, a partir daí essa célula é colocada num óvulo humano de uma doadora de onde se extraiu todo material genético. Através desse óvulo, contendo as informações genéticas do doador, desenvolve-se um embrião que é introduzido no útero de uma mãe de aluguel. A criança que nasce é cópia exata da pessoa que doou a célula – um clone do doador.
A clonagem de organismos começaram na década de 90, com a clonagem de embriões humanos. Em 1996 nasceu o primeiro clone: a ovelha Dolly.E,através,da técnica utilizada nesta clonagem, vem sendo testada a produção de clones adultos de animais, até que se chegou a proposta do médico italiano Severino Antinori de clonar seres humanos .Alega-se que esta técnica ajudaria casais inférteis a terem filhos.Outra perspectiva da clonagem é a de produzir tecidos específicos que poderiam ser usados em transplantes.Entretanto,um problema  surge com o advento da técnica da clonagem ser utilizada em seres humanos:os embriões defeituosos que são destruídos nos experimentos da clonagem,como no caso da ovelha Dolly ou de outros animais . No caso de seres humanos surge a questão dos defeitos que podem surgir no desenvolvimento embrionário, do feto ou  que só se manifestarão após o nascimento do clone criando com isso sérios conflitos éticos ,políticos,legais e morais em todas as camadas da sociedade que se aprofundarão  na medida dos acontecimentos que surgirem com a evolução desta tecnologia.
Cassia Cristina Cunha

domingo, 14 de agosto de 2011

HELLo Escola

Você consegue se lembrar de como era a sua vida na época da Escola? Lembra dos seus amigos, das piadas internas, colegas, professores, aulas, brigas, desavenças ... Tem certeza?

Vida de colégio é no mínimo ... Sobrenatural. Se a Escola fosse feita só de livros, a  vida para algumas pessoas poderia ser muito mais simples.

Foi assim que imaginei a Escola: Um repositório de conhecimento sem limites que poderia saciar minha sede de descoberta. No meu primeiro dia de aula não olhei para trás e nem chorei como normalmente fazem as crianças pequenas quando entram para a Escola pela primeira vez. Simplesmente segui em frente. E então eu topei com as pessoas! Inquietamente repletas de achismos e julgamentos. E ainda eram crianças... daquelas com potencialidade para o mal à flor da pele.

A boa da verdade é que crianças são naturalmente cruéis. Elas são pequenos tiranos que ainda não foram socializados. Por isso que a Escola pode ser um verdadeiro inferno na Terra para muita gente. Afinal crianças podem ser capazes das maiores atrocidades com seus coleguinhas e não sentir remorso algum. A gente vai perdendo a psicopatia aos poucos.

Crianças normalmente só são capazes de perceber que alguma coisa é diferente. A valoração da maldade é por conta dos adultos. Assim nascem os preconceitos que, normalmente, são legitimados dentro de casa. A gente aprende a ser  preconceituoso, a internalizar valores iníquos e egocêntricos que deixariam o qualquer vilão de História em Quadrinho escandalizado.

Para grande parte das pessoas terminar a Escola é simplesmente libertador. É a chance de se livrar daquele mundinho inteiro e começar algo novo. E mesmo assim, depois que a vida escolar termina, demora um pouco para notar que acabou. Quando estamos imersos nela é muito difícil ver o mundo lá fora.

Além disso, quando se é jovem, se pensa que tudo é para sempre! Que tudo é irremediável, urgente, eterno, perfeito, incompreensível, máximo, infinito, importante. O Tempo? “Será nosso e tudo vai durar, nunca vai acabar!” A Vida é pílula, o “não” é tirano e dez anos são milênios. A generalidade é tom e a genialidade é cativa da nossa geração. Tudo que é passado é ultrapassado e o antigo é de outro mundo, é alienígena... E isso tudo acaba cercando a visão de uma realidade maior, além dos muros, das carteiras e do cuspe e giz da sala de aula.

É possível compreender! Imagina ficar imerso naquele cotidiano maçante, exatamente igual, com as mesma piadinhas e pessoas por mais de uma década que consiste em praticamente toda a sua vida até aquele momento? É natural não perceber que aquilo um dia vai acabar e provavelmente você nunca mais vai ver nenhuma daquelas pessoas novamente. Tanto é assim que é exatamente nessa época que você, se tiver a sorte de ter algum amigo, faz promessas eternas de amizade. E finalmente quando você cresce percebe que aquelas promessas e aqueles pensamentos era uma meninice impraticável. A  vida simplesmente segue e nunca olha para trás.

Grupos existem em qualquer lugar. Gente grande normalmente se aglutina por afinidade. Gente jovem se aglutina por status. Quando ficamos adultos esquecemos de que a Escola é basicamente toda a sociedade em que os jovenzinhos vivem. Não há nada além daquilo.  É um ambiente de todos os dias ... onde todos se conhecem e onde nada fica encoberto. Os infantes acabam por preferir estar em um grupo que não tem nada haver com eles do que estarem sozinhos e excluídos. Para terem um amigos eles são capazes de aceitar qualquer coisa.

A organização dos grupinhos, corriqueiramente conhecidos como “panelinhas”, normalmente é pautada em critérios bem taxativos e recheados de visões distorcidas. Basicamente tem-se : patricinhas, vagabundos, bagunceiros, os que dormem, cdfs , esforçados, mocinhos, os vilões, roqueiros e nerds potencialmente deslocados e razoavelmente felizes ...

Alguns exemplos de visões distorcidas muito comuns e genéricas :

Patricinhas : Altamente superficiais e fúteis. Não sabem distinguir o tipo de gráfico entre funções de primeiro e de segundo grau. São as estupidamente burras e frágeis que dão mais valor a um sapato do que os ideias da Revolução Francesa. São elas que jogam um charminho para os outros na tentativa de que eles façam as tarefas e deveres delas.

Vagabundos: São aqueles que não querem nada com a Hora do Brasil. Preferem matar aula... São os turistas que nunca sabem de trabalho nenhum, de prova nenhuma e que jogam a culpa da sua ignorância em relação as tarefas e prazos para cima das outras pessoas : “Mas professora! Ninguém me avisou!”

Bagunceiros : Dispensam comentários. São aqueles que não conseguem assistir uma aula. Levantam, conversam, implicam, brigam, aprontam e normalmente não deixam as outras pessoas que estão interessadas assistirem a aula em paz. São eles que normalmente criam os  apelidos e implicam com as pessoas mais indefesas.

Os que dormem: São sonhadores! Mas não ... não são os idealistas. São aqueles que dormem mesmo. Aqueles que chegam na escola com a cama nas costas. Fecham os olhinhos quando a aula começa, babam, sonham, passam por todas as fases do sono, roncam e são acordados para ir embora. Geram ódio eterno nos cdfs quando conseguem tirar as notas mais altas da classe.

Esforçados : São aqueles que por mais esforçados que sejam ... nunca conseguem tirar boas notas ou responder as perguntas de forma correta na frente da turma ou que não notam as coisas mais óbvias por mais que as explicações se repitam.

Mocinhos : São os típicos “nice guy”. Aquele tipo irritantemente perfeito, carismático e que todo mundo adora. Eles falam com todo mundo porque são gentis e aparentemente não possuem desavenças com ninguém. São os que apaziguam brigas e conectam todo mundo em momentos difíceis. Provavelmente serão os representantes de turma.

Vilões : São aqueles caras malvados totalmente antagônicos aos mocinhos. São antissociais e procuram fazer da vida das pessoas um inferno. São diferentes dos bagunceiros que são simplesmente levados. Vilões fazem as coisas com a má-fé típica do Lado Negro da Força.

Roqueiros/Góticos/Emos : Basicamente são aqueles ligados em algum tipo de música da moda que procure mostrar revolta, depressão, desesperança e morbidez. Aquelas pessoas esquisitas, com acessórios estranhos, roupas depressivas podendo ou não ser monocromáticas.

CDFs : A sigla dispensa apresentações. São aquelas pessoas perfeccionistas, estudiosas e potencialmente neuróticas. Eles se matam de estudar e praticamente comentem suicídio se tirarem alguma nota abaixo de 10. Não ... não adianta pedir cola para eles e nem pedir que eles façam o seu trabalho. Eles acima de tudo são orgulhosos e metidos à besta.

Nerds : São aqueles taxados de esquisitos, deslocados e a margem da sociedade. Um mito muito comum. Ele só são pessoas extremamente curiosas e que apostam suas energias vitais em assuntos de seu interesse (que podem incluir alienígenas, filmes, desenhos, história, tecnologia etc ). Nerds têm seus próprios meios de interação social muito embora seja um clichê muito comum achar que eles são gente “socialmente inapta”. É simples : Nerds  se relacionam com outros nerds da mesma espécie.

Mas isso são ideias totalmente distorcidas. Quem foi que disse que os nerds não podem ser “nice guys” ou que patricinhas não podem ser cdfs? Ou até mesmo que mocinhos não podem ser vagabundos ou que vilões não podem ser patricinhas?! Dá para fazer uma combinação mental de todas as possiblidades possíveis. Pois é ... e tudo gira em torno de valores perturbadores não é mesmo?! Provavelmente esses grupinhos não tem características tão taxativas. As pessoas usam esses estereótipos para julgar as outras e serem más de forma gratuita. Só porque se é diferente. E  se você não se enquadrar em grupinho nenhum?! Então pode dizer adeus a qualquer indício de vida social dentro de um colégio. Lá não há lugar para invisíveis.

A despeito de tudo ainda temos os Valentões que são mais antigos do que a própria Escola. Eles são aqueles caras que batem nos mais fracos, intimidam, xingam, gritam e roubam. São aquelas garotas que espalham comentários, excluem socialmente a vítima da turma, ridicularizam o modo de vestir, falar ... São aqueles que desprezam os outros por causa de uma etnia, religião ou incapacidade...  Lembra disso?

Fora os momentos de desespero (vésperas de provas, entregas de trabalhos e informações privilegiadas das fofocas cotidianas) e de violência gratuita, os grupos de uma escola não interagem entre si. É importante ressaltar que a Violência gratuita sempre existiu mas só recentemente que as situações em que ela se configuram foram devidamente catalogadas e taxadas do mais recente neologismo pedagógico “bullying”. Que atire a primeira pedra a única pessoa que não sofreu implicâncias ou mesmo as praticou na Escola!

Bullying além de ser uma palavra difícil de se acertar a grafia de primeira é uma moda. Incrível perceber que as pessoas realmente faziam vistas grossas para o que acontecia dentro das escolas do mundo. A questão da Violência entre estudantes (e até mesmo de professores para com estudantes) é um fenômeno mundial e histórico. Mas parece que o mundo começou a encarar os fatos com maior seriedade quando as vítimas dessas práticas de humilhação, intimidação e maldade resolveram retaliar os seus agressores e das pessoas indiferentes e omissas que viam seus sofrimentos.

Casos bárbaros de Bullying que resultaram em vingança já tinham sido noticiados desde o início da década de 90 do século passado. Um caso famoso inspirou uma balada “Jeremy” (Pearl Jam) para homenagear Jeremy Wade Delle que se matou em 1991 quando tinha 15 anos no Texas dentro da sala de aula na frente de 30 colegas e da professora como forma de protesto pela perseguição que sofria todos os dias pelos seus colegas. A música também foi feita em homenagem a Brian que saiu atirando dentro da sala de aula da universidade onde um dos compositores da música estudava.

Outros casos importantes ocorreram em 1998 quando em Springfield quando um estudante de quinze anos matou os pais e entrou na sua escola matando dois alunos e ferindo 22.  Nesse mesmo ano no Arkansas dois meninos de 11 e 13 anos entraram na escola disparando o alarme de incêndio para matar quatro alunos e uma professora que deixavam o local.

Até esse momento esses fatos assustadores eram considerados casos isolados e cheios de “condições”, “especificações”. Bullying começou mesmo a chamar a atenção em 20 de abril de 1999 no famoso “Massacre em Columbine” onde dois adolescentes promissores e de boa família mataram 13 pessoas, feriram 21 e depois se suicidaram motivados por vingança contra as pessoas que os intimidavam e ridicularizavam. Houve uma grande repercussão na época e um documentário de grande amplitude foi feito o que acabou chocando o mundo e fez muita gente coçar os cérebros e ver até que ponto uma simples provocação “inofensiva”pode desestabilizar emocionalmente um jovem ao ponto de gerar um extravasamento violento e impactante.

Depois disso virou moda as vítimas de Bullying fazerem demonstrações pública de raiva contida. A primeira década do novo século estava repleta de episódios de atiradores em escolas no mundo Inteiro.
Em 2007 Seung-Hui Cho matou 32 pessoas da comunidade universitária onde fazia parte na Universidade Virgínia Tech. No mesmo ano na Finlândia um adolescente de 18 anos, Pekka-Eric Auvinen, simplesmente atirou em 8 pessoas e depois se matou. Ele havia anunciado seus planos anteriormente no YouTube. Em 2009 Tim Kretschmer de 17 anos na Alemanha matou quinze pessoas do seu colégio e depois também se matou. A moda pegou até as nossas terras tupiniquins no início de uma nova década no Rio de Janeiro quando um ex-aluno começou um tiroteio numa escola pública em Realengo matando várias crianças.

Tudo bem ... são casos extremos mas dá para ter um vislumbre sobre o que abusos verbais e psicológicos podem causar numa mente que está em formação. E agora ainda existe uma “upgrade” nessas práticas o chamado CyberBullying onde se usa a WEB para criar perfis “fakes”  em redes sociais ou sites de compartilhamento de vídeos e fotos a fim de ridicularizar as vítimas em escala viral. Normalmente essa prática é tão impactante que as vítimas acabam cometendo suicídio.

Diante de tudo, repito a pergunta: Você lembra do seu tempo de escola? Lembra de ter zuado ou excluído alguém  por não fazer parte da sua panelinha?! Lembra de ter visto alguém sendo vítima de algum tipo de violência ou provocação e não ter feito nada ?!
Realmente é possível pensar quais são os limites da escola. Eles são exatamente aqueles que a nossa maldade permite.

Thaís Parméra

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sarau Poético

Atenção ! Novo Evento com a participação do MCT : 

 
Econtro mensal com os poetas da Oficina de Criação e Poesia 
Dia : 11/08/2011 - 5ª feira 
Horário : 19:00-22:00
Entrada Franca 
Classificação Livre
Local : SESC Teresópolis - Biblioteca

Compareçam!! 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Gaia: Mãe Terra, Mãe Naturez

 
Lição de Amor Mesmo!


Da responsabilidade de cada um perante a nossa mãe Natureza é de onde vem o verdadeiro sentido do amor pela vida! É este amor que nos dá o direito de sermos chamados de humanos! E temos de aceitar mesmo a Terra como nossa casa, pois no mundo moderno de hoje nenhum problema ecológico é exclusivamente de uma nação, já que a biosfera é um bem comum a todos!



Foi esta universalidade que tornou possível a frase luminosa que nos ajudou a conseguir uma Carta de Natureza – Uma árvore de Teresópolis é uma árvore do mundo! Entretanto, é bom perguntar: como vai a sua “consciência ecológica” meu caro amigo? Isto é, como se comporta ante às pequenas coisas do dia a dia, mas que interferem de maneira vital sobre a vida de todos, por exemplo:



Continua jogando lixo no Paquequer? Tem pássaros presos em gaiolas? Economiza as coisas essenciais, aquilo que é de todos: água, carvão, gasolina, energia elétrica, alimentos? Continua caçando, matando pelo prazer de matar e não de comer? Solta balões ou deixa o seu filho faze-lo, mesmo sabendo que este << inocente divertimento>> é um grande causador de incêndios e responsável também pela destruição de muitas florestas? Joga cigarros aceso nas matas, nas estradas, pondo em perigo a flora e fauna e todo o ecossistema de uma região?



Já plantou uma arvore para combater os desmatamentos criminosos que (infelizmente) estão transformando a floresta teresopolitana num DESERTO SERRANO? Procura proteger as nascentes, córregos, riachos, rios, mares, não ajudando a poluí-los e nem às praias ou áreas de lazer com latas de cerveja, refrigerantes, papeis, objetos a plásticos e lixo? Tem ajudado de alguma forma a preservar a paisagem, o ar, o campo, as praças públicas, as ruas, os jardins, e zelado pela arvore de sua calçada? Já plantou uma árvore frutífera para alimentar a Vida? Tem procurado ajudar os movimentos ecológicos e as pessoas que lutam pelo meio ambiente e pela vida em nosso planeta, ou é OMISSO e se deixa ficar comodamente escondido, silencioso, esperando que os outros o façam, com medo de conseqüências?



Desculpe, caro amigo que me lê, mas os bens da Terra são de todos e estão sendo destruídos e não apenas usados! Há uma “corrida consumista” que precisamos frear, e isto só será possível com, amor, que é nosso modo de relacionamento com o ambiente natural – a nossa Mãe Natureza. A ciência da ecologia nos ensina a viver melhor com os outros seres vivos, todavia á este AMOR pela VIDA que faz da Ecologia um novo modo de viver sadiamente, criando em cada pessoa a <<consciência ecológica>> e ativando a glorificação da vida. Este alarma é para despertar com a alma as nossas forças para impedir a deteriorização de nosso meio ambiente, porquanto temos de enfatizar uma ligação mais estreita entre nossa mente e corpo, homem e NATUREZA.



Se não resistirmos, morreremos!

O verde é vida, Paz e amor!

Vidocq Casas





domingo, 7 de agosto de 2011

Decálogo da Liberdade PARA A PAZ



                                                        Vidocq Casas
LIBERDADE            para o homem ser o caminho universal da VERDADE vencendo a violência e a    exploração e pela FRATERNIDADE a Humanidade viver criativamente em PAZ.
LIBERDADE            para os homens sentirem que os armamentos são um fardo insuportável, que temos de ser mais compreensíveis e sábios para acabarmos com a ganância e a doença do “consumismo para terminar: para sempre a GUERRA e o medo terrível de um Holocausto Nuclear.
LIBERDADE         para a VIDA ser um DIREITO SAGRADO E INALIENÁVEL a todos os seres da Terra, acabando-se com as injustiças. a opressão, a crueldade, a tirania política e ideológica tornando a sociedade mais humanitária e justa .
LIBERDADE         para os valores eternos da Vida representarem mesmo um rio caudaloso de AMOR e ESPERANÇA, reconhecendo-se que a existência de todo homem é igual e plena em DIREITOS, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.
LIBERDADE         para a beleza transcendental e harmônica da NATUREZA não ser corrompida e nem poluída pelo progresso irracional que vem colocando a Terra, a sobrevivência e o futuro da Humanidade em perigo.
LIBERDADE         para a Felicidade luzir dentro de cada coração e alma humana como uma flor colorida da magia da Primavera, despertando com consciência que a dignidade da pessoa humana só crescerá se for uma missão de guardar, ensinar e enaltecer o AMOR.
LIBERDADE         para o espírito de SOLIDARIEDADE exortar a participação comunitária como um SOL germinador do BEM, prevalecendo a Bondade e a Humildade, como riqueza espiritual contra a dominação do Mal e dos “Poderosos do ódio e da tortura"
LIBERDADE         para a voz e os olhos da consciência humana nunca deixarem de gritar que a VIDA HUMANA é um dom de DEUS, que temos de celebrá-la e glorificá-la para atingirmos a plenitude de uma convivência pacifica, alegre e sem alarmismo.
LIBERDADE            para o MAL nunca chegar pela Ciência, que deva curar e desocultar as sombras e garras do medo, prevalecendo o conhecimento como uma bem - aventurança para abrir o FUTURO com as luzes verdes do Humanismo.
LIBERDADE         para que a PAZ seja uma Lei humanitária e inquestionável compromisso entre as Nações e povos e o ponto básico das salvaguardas da defesa universal da VIDA.
                                                              LIBERDADE, Sempre !!!                                       A paz é indivisível !!!


Alerta: a Natureza é vida. E a vida tudo.

O VERDE É VIDA - Sustentabilidade

Algumas dicas para você sobreviver e manter o Planeta vivo, sadio e sua consciência limpa:

1º Consuma alimentos orgânicos, sem agrotóxicos. Fuja dos enlatados e de comida com conservantes.

2º Não seja uma fábrica de lixo. Recicle seu lixo com criatividade, transforme-o em arte ou adubo para suas plantas e horta.

3º Use a luz natural, ao máximo, e economize energia, em benefício da coletividade e de seu bolso, principalmente. Incentive o uso da energia alternativa como a energia solar, eólia, das marés, e da biomassa (do pró-alcool, biodiesel e gás natural) e energia elétrica.

4º Descubra o couro vegetal que muito protegerá a Fauna sobrevivente.

5º Não faça do vaso sanitário de sua casa, um lixão de descarga do seu lixo. Este mal exemplo só irá prejudicar a rede de saneamento de sua residência e os esgotos e galerias da sua cidade, além de prejudicar a Prefeitura, pela limpeza constante das galerias, ocasionando também vetores de doenças e enchentes, pelo entupimento do leito dos rios e riachos.

6º Evite sacolas plásticas; uma fralda descartável leva mais de 500 anos para ser digerida pelo meio ambiente. Não jogue na natureza baterias que não sejam recicláveis e pilhas de celulares. Devolva-os às empresas produtoras, denuncie quem não cumprir a lei.

7º Dê brinquedos feitos com material orgânico e feitos artesanalmente. Fuja do Plástico!

8º Ande mais a pé e de bicicleta. Leve seus filhos para curtir caminhadas e trilhas. Conheça lugares bucólicos e ecológicos, sua alma vai vibrar!

9º Não jogue lixo nas ruas e nos rios ou nos terrenos baldios. Não contribua para aumentar a população de ratos e insetos, vetores que só trazem doenças e pandemias. Recicle tudo o que puder, e ponha o lixo no lixo. Evite o desperdício, quem economiza guarda para o futuro.

10º Ajude as ONG’s que lutam pela Ecologia e os Direitos Humanos, para garantia da vida e da cidadania!

      Vidocq Casas
Presidente  Fundador do MCT